Vacinação e máscaras são essenciais para conter a Covid no inverno, diz médica
À CNN Rádio, Raquel Stucchi disse que aumento de casos nas Américas está diretamente relacionado às flexibilizações das medidas sanitárias e estagnação no ciclo vacinal completo


A infectologista e professora da Unicamp, Raquel Stucchi, fez um alerta sobre a possível escalada de casos de Covid-19 durante o inverno que se aproxima.
“O que nós temos é olhar na nossa família, amigos e colegas de trabalho, reforçando a importância de completar o ciclo de vacinação e o uso de máscara em ambientes fechados é fortemente recomendado para todos”, afirmou a membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, à CNN Rádio.
A infectologista explicou que, em ambientes fechados, o uso de máscara deve ser mantido para qualquer idade, já que, sem ventilação por causa do frio, eles se tornam lugares de alta propagação da Covid-19.
Stucchi lembrou que a distribuição de vacinas não é igualitária, mas que esse, na média, “não é o caso da América do Sul e da América Central”: “As pessoas não estão com orientação suficiente. Para enfrentar a Ômicron, o esquema básico é de três doses.”
“A Covid não foi embora e é preciso estar com a vacinação em dia para não ter um adoecimento grave ou diminuir esse risco”, completou.
A infectologista também chamou a atenção para a dificuldade de adesão à vacinação contra a Covid-19 em alguns estados do Brasil, como na região Norte, o que, segundo ela, também é preocupante.
Ela lembrou que “teremos num futuro bem breve vacinas de segunda geração, com receitas diferentes que devem promover um tempo de proteção maior, o que pode mudar a orientação de doses anuais”.