‘Vacina’ é a palavra do ano no dicionário Merriam-Webster
"Pandemia" foi escolhida a palavra do ano em 2020, segundo editora


O dicionário Merriam-Webster acaba de anunciar sua ‘Palavra do Ano’. Para alguns, é um símbolo de esperança e saúde. Para outros, é a representação de uma questão politizada. Como todos podem concordar, a palavra está em toda parte e é controversa.
“Vacina” é a palavra do ano do Merriam-Webster. A palavra foi selecionada com base em dados de pesquisa, picos notáveis e aumentos anuais nas buscas.
“Esta é uma palavra que tem duas histórias paralelas, mas que se cruzam: uma é uma história médica e a outra é uma história política ou cultural”, disse Peter Sokolowski, editor geral do Merriam-Webster.
A escolha se dá após “pandemia” ter sido escolhida em 2020, palavra que serviu de base para as principais pesquisas do site e reformulou a linguagem do dia a dia, segundo a empresa. O Oxford English Dictionary selecionou “vax” como a palavra do ano.
A “vacina” foi escolhida, de acordo com Merriam-Webster, por ser uma solução médica promissora que se tornou uma importante fonte de divisão política. Novas pesquisas em vacinas levaram a empresa a revisar e expandir sua entrada para “vacina” em maio.
Uma adição para “resposta imune”, na qual as células se comportam como se uma doença estivesse presente para treinar o corpo para combatê-la, foi adicionada separada de “imunidade”.
“A ‘vacina de RNA mensageiro’ era nova para mim, nunca tinha ouvido falar dela e, a menos que você fosse um cientista pesquisador, provavelmente também não”, disse Sokolowski à CNN. “Antes, o dicionário nem mesmo incluía uma definição.”
No site, as pesquisas por “vacina” aumentaram 601% em 2020, especialmente no final do ano, quando a primeira dose foi aplicada nos Estados Unidos, em dezembro.
Houve um aumento de 1.048% nas pesquisas de site este ano em comparação com 2019. Em agosto, as pesquisas de “vacina” aumentaram 535% devido à ampla distribuição em partes do mundo e às principais histórias sobre políticas, taxas de aprovação e vacinação. Em agosto, a vacina Pfizer recebeu aprovação total do FDA.
Foi também a época em que Nova York e a Califórnia instituíram mandatos de vacinas para profissionais de saúde, bem como anúncios nacionais sobre imunização de reforço para o público em geral, o que levou a debates sobre desigualdades na distribuição de imunizantes.
E as pesquisas permaneceram estáveis até o final do outono, especialmente com discussões sobre a variante Ômicron e a eficácia das vacinas em evitá-la.
Sokolowski acredita que as pessoas continuarão a pesquisar a palavra nos próximos anos, à medida que o termo “vacina” se tornar uma característica mais normal da vida diária.
Variantes da Covid-19: teste seus conhecimentos sobre o assunto
As diferentes linhagens do novo coronavírus são alvo de preocupação da comunidade científica global. Descubra se você está por dentro!
O que são variantes de preocupação do novo coronavírus?
Quantas são as variantes de preocupação do SARS-CoV-2?
Por que a classificação de uma variante é necessária?
Como são definidos os nomes oficiais das variantes?
Qual o nome da variante P.1 identificada em Manaus, no Brasil, de acordo com a nomenclatura da Organização Mundial da Saúde?
Todas as variantes de preocupação definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) já foram detectadas no Brasil
As variantes de preocupação são mais letais?
As vacinas contra a Covid-19 funcionam contra as variantes
Existem centenas de variantes do novo coronavírus
Novas variantes vão continuar surgindo no mundo?
Novas variantes vão continuar surgindo no mundo?
Você pode melhorar!
Você aprendeu bastante sobre as variantes da Covid-19. Saiba mais sobre o assunto no site da CNN Brasil.
Você foi bem!
Você está por dentro do assunto! Leia mais sobre as variantes do novo coronavírus no site da CNN Brasil.
Parabéns, você foi excelente!
Quando o assunto é variante do novo coronavírus você manda muito bem! Já considerou a carreira de virologista?
Leia mais sobre o tema no site da CNN Brasil.
(Texto traduzido, leia original em inglês aqui)