Turma da Mônica estrela campanha do Unicef sobre importância de vacinar crianças
Cobertura vacinal tem caído no Brasil nos últimos anos
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lança neste fim de semana uma campanha nas redes sociais com a Turma da Mônica para conscientizar pais sobre a importância de vacinar crianças menores de cinco anos.
Os cards têm os personagens queridos criados por Mauricio de Sousa ao lado dos pais para mostrar que as vacinas são seguras e eficazes para proteger os pequenos.
Leia também:
Pandemia reduz a procura por vacinas no Brasil
Pela primeira vez, Brasil não bate meta de vacinação em 2019 e 2020 preocupa
“A vacinação de rotina para crianças menores de cinco anos vem sofrendo constantes quedas desde 2015. Mesmo sem os dados consolidados das coberturas vacinais em 2020, a pandemia certamente contribuiu ainda mais para o agravamento desse cenário”, disse Cristina Albuquerque, chefe da área de Saúde e HIV do Unicef no Brasil.
Sete das nove vacinas indicadas para bebês tiveram os piores índices de cobertura em 2019 nos últimos seis anos.
Em alguns casos, como os dos imunizantes contra tuberculose (BCG) e poliomielite, o porcentual de crianças vacinadas em 2019 foi o menor em mais de 20 anos, segundo dados oficiais do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Mauricio de Sousa lembrou que suas criações já haviam participado de campanhas parecidas no passado. “Já estivemos juntos em outras ocasiões levando informações sobre a importância de vacinar nossas crianças e entendemos que, neste momento, era preciso voltar a alertar os pais e responsáveis sobre esse cuidado. Nada melhor que o carisma dos personagens para chamar a atenção para informações trazidas por instituições com toda a credibilidade”, afirmou.
A Mônica é embaixadora do Unicef desde 2008 e também estrelou um guia do órgão com orientações sobre o novo coronavírus mais cedo neste ano.