Três estados e DF registram escassez de seringas para aplicar vacinas da Pfizer
Bahia, Alagoas, Pará e Distrito Federal estão sem seringas de 1ml para a aplicação do imunizante
O assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Fernando Avendanho, afirmou nesta terça-feira (17) que pelo menos os estados da Bahia, Alagoas, Pará e o Distrito Federal estão sem seringas de 1ml, utilizadas para aplicar vacina da Pfizer.
“Nós estamos muito preocupados com a situação da seringa para a Pfizer, pois existe essa falta do insumo para a aplicação dos imunizantes. Existem estados que estão com dificuldade de operacionalizar a vacina da Pfizer, não por falta da vacina e sim por escassez dos insumos”, disse o assessor técnico do Conass durante a audiência pública da Comissão Externa do Enfrentamento à Covid-19.
A CNN procurou as secretarias de saúde dos estados mencionados, mas não obteve retorno até o momento.
Segundo previsões de Rosana Leite de Melo, secretária de Combate à Covid do Ministério da Saúde, toda a população brasileira estará totalmente vacinada até dezembro.
“Até o final de setembro, a previsão é de que toda a população brasileira esteja vacinada com dose única do imunizante. E até dezembro, toda a população com dose completa”, explicou Rosana Leite.
Procurado pela CNN, o Ministério da Saúde informou que, “em razão da escassez de seringas de 1ml no mercado nacional, foi acordado entre representantes de estados, municípios e do Distrito Federal façam o uso alternativo de seringas de 3ml, até o reabastecimento do material.”
“Está previsto para esta quarta-feira (18) o recebimento de 1,6 milhão de seringas e agulhas no Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos da Pasta, em Guarulhos (SP). Até o momento, o ministério distribuiu aos estados e DF 61,9 milhões de agulhas e 26,6 milhões de seringas, desde o início da pandemia da Covid-19”, finalizou a pasta em nota.
