Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Três a cada quatro hospitais privados em SP registraram aumento de internações por Covid-19 nos últimos 15 dias

    Tempo médio de internação dos pacientes é de 5 a 10 dias

    Guilherme Gamada CNN*

    Houve aumento de internações de pacientes por Covid-19 em 76% dos hospitais privados do estado de São Paulo, segundo levantamento do Sindicato de Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp).

    A quantidade de internações cresceu 5% na maioria dos hospitais. Esse mesmo nível de aumento também foi verificado em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas atingindo 92% dos hospitais.

    O levantamento foi realizado no período de 10 a 19 de outubro, com 81 hospitais privados paulistas, sendo 49% da capital e Grande São Paulo e 51% do interior.

    Os números do SindHosp ainda mostram que 84% das unidades registraram aumento dos casos de suspeita de Covid-19 no pronto atendimento nos últimos 15 dias.

    Quando os pacientes são testados, contudo, 68% informam que o aumento dos casos da doença fica entre 11% e 20% no pronto atendimento.

    Leitos livres

    De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, 70,8% dos leitos de UTI estão livres no estado. Na região metropolitana, o número cai para 61,9%.

    “É necessário que a população complete o calendário vacinal com a vacina bivalente e se preocupe em usar máscara em ambientes com alta concentração de pessoas, como o transporte público”, diz o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp.

    No estado, praticamente um quarto das pessoas (22,47%) está imunizada com a vacina bivalente. No país, esse percentual é mais baixo, 16,74%, segundo o Ministério da Saúde.

    *Estagiário sob supervisão de Márcia Barros

    Veja também: SP realiza campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

    Tópicos