Teste de dengue: veja as opções e quando deve ser feito
Os exames podem ser feitos tanto na rede privada, quanto na rede pública, e ajudam a fazer o diagnóstico diferencial
O Brasil já ultrapassou 1,3 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, com 363 óbitos confirmados pela doença. Diante do cenário epidemiológico, a busca por testes de dengue cresceu no país, já que é a principal forma de fazer o diagnóstico diferencial.
A dengue é uma infecção que causa sintomas que podem ser confundidos com outras doenças, como dor de cabeça, febre e dor no corpo — que também são sinais de Covid e Influenza, por exemplo. Porém, há sintomas típicos que podem ajudar a fechar o diagnóstico, como dor atrás dos olhos, principalmente durante o movimento.
O teste para dengue é solicitado pelo médico para confirmar a suspeita de dengue e, então, dar início ao tratamento, que inclui repouso, hidratação e uso de medicamentos adequados (existem uma série de remédios que são contraindicados para a dengue).
Há, atualmente, três tipos de teste de dengue. Entenda, a seguir, como cada um funciona.
RT-PCR
O teste RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real) é o padrão ouro para detecção da dengue e de outras doenças virais. Ele identifica o material genético do vírus no sangue do paciente, podendo, inclusive, fazer a diferenciação dos quatro sorotipos do vírus da dengue existentes.
O RT-PCR é altamente sensível e, por isso, é capaz de identificar o vírus em estágios iniciais da doença. Portanto, a recomendação é que esse teste seja realizado em até cinco dias após o surgimento dos sintomas da dengue.
Teste de antígeno NS1
O teste de antígeno NS1 também pode identificar a dengue em fase inicial e deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de sintomas. Seu diferencial é o resultado rápido — leva cerca de 15 minutos para confirmar ou não a infecção.
Esse exame também é capaz de identificar os quatro sorotipos da dengue, apesar de não fazer a sua diferenciação. Isso porque o antígeno NS1 está presente em todos os tipos de vírus causador da doença.
Teste de sorologia
O teste de sorologia é utilizado para detectar anticorpos produzidos pelo sistema imunológico em resposta à infecção pelo vírus da dengue. Ele é útil para o paciente saber se já teve contato com o vírus no passado, já que os anticorpos IgM e IgG são detectados no sangue apenas após alguns dias do início dos sintomas.
Portanto, a recomendação é que esse teste seja feito entre o 6º e 10º dia dos sintomas, podendo ser realizado também até o 20º dia após o início da doença. O exame é feito através da coleta de sangue e não é capaz de diferenciar os quatro sorotipos do vírus da dengue, apesar de poder detectar anticorpos produzidos contra todos.
Onde fazer o teste da dengue?
O teste da dengue pode ser feito em hospitais, laboratórios e em farmácias que ofereçam o serviço. O valor pode variar de acordo com cada estabelecimento. Além disso, os exames também podem ser feitos em UBS (Unidade Básica de Saúde), pelo SUS (Sistema Único de Saúde).