Testagem é principal forma de prevenção, afirma influencer que vive com HIV
À CNN Rádio, Lucas Raniel defendeu que a comunicação efetiva e realista para quem vive com HIV
No Brasil, de acordo com a Unaids, 50 mil casos de HIV foram diagnosticados em 2021.
Para o comunicólogo, palestrante e influenciador digital, atuante na área de saúde, Lucas Raniel, esse número “assusta, mas não surpreende.”
À CNN Rádio, no CNN no Plural +, ele chamou a atenção para o fato de que nos últimos 5 anos não houve campanhas de prevenção.
“Precisamos de incentivo do governo federal para implementar mais campanhas, temos muitos métodos de prevenção, como camisinha, mas esse não é o mais importante”, disse.
Segundo o influencer, “a tecnologia mais importante de prevenção é a testagem.”
“É uma forma de prevenção porque se você trata e torna o vírus indetectável, não desenvolverá a AIDS e não transmite mais, se encerra no seu organismo o ciclo”, explicou.
Raniel também disse que a medicação prep também evita que o vírus se instale em caso de exposição. Como ele é receitado por um médico, o especialista destaca que é capaz de “criar vínculo com a saúde e autocuidado.”
Lucas vive com HIV há 9 anos e trabalha com as redes sociais há 4 anos.
“Notei falta de comunicação efetiva e realista para quem vive com HIV, comecei a falar o que eu vivia, para trabalhar com uma comunicação menos bélica e mais humanizada.”
Segundo ele, terminologias como “soropositivo” e “luta contra ou combate contra à AIDS” são ultrapassadas.
Raniel destaca que é importante focar em palavras como “prevenção”, além de lembrar que o “HIV é o vírus e a AIDS é o estágio avançado, importante deixar termos bélicos de lado”.