Taxa de ocupação de leitos de UTI adulto para Covid-19 chega a 98,15% no DF
Cerca de 70 pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 aguardam por leitos de terapia intensiva


A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede pública do Distrito Federal chegou a 98,15% neste final de semana. O último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, na noite de domingo (7), revelou que a capital conta com apenas 5 leitos disponíveis para tratamento da Covid-19 no sistema público. No entanto, todos são neonatais. Os leitos adultos e pediátricos chegaram à ocupação máxima.
Ainda de acordo com o InfoSaúde, sistema criado pelo Governo do Distrito Federal para divulgar as informações sobre a Covid-19, 70 pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 aguardam por leitos de terapia intensiva.
A rede privada de saúde do DF conta com 16 leitos de UTI adulto vagos, de acordo a atualização da noite de domingo (7). A ocupação está em 93,25%. Já os leitos pediátricos estão todos ocupados.
Em 24 horas, foram diagnosticados 874 novos casos de Covid-19 na capital federal. Até este domingo (7), foram mais de 306 mil casos confirmados do novo coronavírus e 4962 pessoas morreram em decorrência da doença.
Academias e escolas particulares funcionando
Em meio ao iminente colapso na rede de saúde da capital por conta do crescente número de casos de Covid-19, o governador Ibaneis Rocha decidiu flexibilizar medidas de isolamento no DF a partir desta segunda-feira (8). Algumas atividades que estavam suspensas desde 28 de fevereiro foram liberadas.
Em decreto publicado na última sexta (5), Ibaneis liberou as atividades educacionais presenciais em creches, escolas e faculdades da rede de ensino privada. A decisão autoriza também o retorno do funcionamento de academias de esporte de todas as modalidades, vedando apenas a realização de aulas coletivas.