Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SP vacinará pessoas com deficiência, grávidas e adultos com comorbidades

    Mais de um milhão de pessoas serão vacinadas a partir do dia 11 de maio na nova etapa da campanha de vacinação no estado de São Paulo

    Weslley Galzo, da CNN, em São Paulo

     

    O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (5) a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado para novos grupos com comorbidades e deficiências, incluindo grávidas, puérperas e adultos com idade de 55 a 59 anos.

    A campanha terá início na próxima terça-feira (11) com a vacinação de gestantes e puérperas. Somente mulheres grávidas acima de 18 anos, em qualquer idade gestacional, poderão ser vacinadas. Elas precisarão comprovar o estágio da gestação por meio de carteira de acompanhamento, pré-natal ou laudo médico.

    Entre as puérperas, as mulheres também devem ter idade a partir de 18 anos, mas só poderão se vacinar se comparecerem aos postos de atendimento até 45 dias após o parto. As mães que deram à luz recentemente deverão apresentar a declaração de nascimento da criança para receber a vacina. Segundo o governo estadual, cerca de 100 mil mulheres serão vacinadas nesta nova etapa do Programa Estadual de Imunizações (PEI).

    Ainda na terça-feira (11), as pessoas com idade entre 55 e 59 anos e deficiências permanentes poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Para isso, é preciso que elas apresentem o recibo do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Cerca de 30 mil paulistas com comorbidades serão vacinados.

    No dia 12 de maio é a vez de pessoas com comorbidades serem vacinadas. Os integrantes desse grupo, que tenham entre 55 e 59 anos, somente poderão receber a vacina desde que apresentem o comprovante de situação de risco, como exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica. 

    As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) poderão consultar o cadastro do paciente para atestar a situação de comorbidade e então administrar a vacina contra a Covid-19. O governo estadual estima que 900 mil pessoas deste grupo sejam vacinadas.  Ao todo, 1,03 milhão de pessoas devem se vacinar nessa etapa.

    Confira o cronograma de vacinação em São Paulo:

    Cronograma de vacinação no estado de São Paulo
    Cronograma de vacinação no estado de São Paulo
    Foto: Governo do Estado de São Paulo