Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SP teve aumento de atendimentos de sintomas gripais, e não de internações, diz secretário

    Em entrevista à CNN, Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde, afirmou que é preciso realizar a triagem dos pacientes para diferenciar diagnósticos de gripe e Covid-19

    Lucas RochaLayane SerranoJorge Fernando Rodriguesda CNN , em São Paulo

    A cidade de São Paulo apresenta um aumento significativo na procura por atendimento em unidades de saúde devido a sintomas gripais.

    Em entrevista à CNN nesta terça-feira (21), o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou que esse aumento nos atendimentos não está associado ao aumento de internações na capital paulista.

    “Houve sim um aumento brusco em busca de atendimento por sintomas de gripe das pessoas. Isso não significou uma explosão de internações, isso não existe. Estamos fazendo esse acompanhamento”, disse o secretário. “Em novembro, as nossas unidades atenderam 98 mil pessoas com esses sintomas e só nos primeiros 12 dias de dezembro, cerca de 118 mil pessoas. Há um aumento da procura com esses sintomas, ele ainda não se reflete em internação, é diferente”, completou.

    Triagem dos pacientes

    Nesse cenário, a prefeitura de São Paulo realiza a testagem dos pacientes com sintomas gripais atendidos nas unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O objetivo, segundo o secretário, é fazer uma triagem dos pacientes que podem estar infectados com a Covid-19 ou com a gripe.

    “Até agora, a grande manifestação que temos são de sintomas leves, sob controle, que não há necessidade de isolamento. Sem dúvida nenhuma, houve um aumento muito brusco na procura das nossas unidades por parte das pessoas apresentando Síndrome Respiratória Aguda Grave“, disse Aparecido.

    Os sintomas iniciais da gripe e da Covid-19 são semelhantes e podem incluir febre, dor no corpo, cansaço, prostração e coriza. Diante de qualquer sintoma, as pessoas devem procurar as unidades de saúde para a testagem e cuidados ambulatoriais.

    “A orientação é para que as pessoas busquem as unidades de saúde, sejam medicadas, acompanhadas e monitoradas. Primeiro para se constar e ter a certeza que não é Covid, segundo obviamente para que sejam acompanhadas de forma adequada”, disse.

    Segundo o secretário, a prefeitura de São Paulo vai ampliar o número de profissionais de saúde com o objetivo de atender ao aumento da demanda das unidades. “Nós estamos contratando mais 260 médicos para esse atendimento que estamos fazendo suplementarmente em função desse acréscimo muito grande”, disse o secretário.

    Tópicos