SP: profissionais da saúde recebem reforço contra a Covid-19 a partir de segunda (4)
Cerca de um milhão de profissionais serão beneficiados nessa etapa da campanha no estado
Profissionais da área de saúde do estado de São Paulo, que tomaram a segunda dose de vacina contra a Covid-19 há pelo menos seis meses, poderão tomar uma dose adicional de vacina a partir da próxima segunda-feira (4). Cerca de um milhão de profissionais serão beneficiados nessa etapa da campanha.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) pelo governador de São Paulo, João Doria. A medida vale para todos os 645 municípios do estado. Segundo Regiane de Paula, coordenadora-geral do Programa Estadual de Imunizações de São Paulo, 1 milhão de doses serão disponibilizadas inicialmente para a aplicação da terceira dose em profissionais de saúde.
Além dos profissionais da área de saúde, a dose adicional já começou a ser aplicada em idosos acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos no estado de São Paulo. A terceira dose tem sido aplicada nos grupos mais vulneráveis. No caso de idosos, a proteção tem diminuído após o período de seis meses, por isso a necessidade de uma dose adicional para ampliar proteção.
Já os profissionais de saúde devem reforçar a vacinação porque atuam diretamente na linha de frente de combate ao novo coronavírus.
No próximo sábado (2), todos os mais de cinco mil postos de vacinação do estado estarão abertos das 7h às 19h. O objetivo é aplicar a segunda dose especialmente em quem está com a vacinação atrasada.
São Paulo registra 4.363.122 casos de Covid-19 e 149.380 óbitos pela doença. A ocupação dos leitos de UTI é de 31,7% no estado e 39,5% na Grande São Paulo. Desde o início da campanha de imunização, o estado já aplicou 63,3 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.
Corujão da Saúde
O Corujão da Saúde será retomado no estado. Na primeira fase, serão ofertados gratuitamente 335 mil exames de 11 tipos diferentes como biópsias, tomografias computadorizadas e ultrassonografias.
Hospitais públicos e privados, como Albert Einstein, Sírio Libanês e Oswaldo Cruz, farão parte da iniciativa. Nos hospitais públicos, o programa começa na sexta-feira (1º). Nos hospitais privados, a data de início é 11 de outubro.
(Publicado por Lucas Rocha, com informações da Agência Brasil e do Estadão Conteúdo)