Sintomas leves da Ômicron dificultam identificação da cepa, diz virologista
À CNN Rádio, Felipe Naveca afirmou que a variante Delta ainda tem “domínio completo” no Brasil
Em entrevista à CNN Rádio, o virologista e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca avaliou que os casos identificados até aqui da variante Ômicron são de sintomas leves e isso pode atrapalhar a detecção da nova cepa.
Até o momento 12 casos foram identificados no país. O virologista que possivelmente outras infecções pela Ômicron podem existir. “Os confirmados até aqui são de pessoas com sintomas leves, mais difíceis de serem detectados, as próprias pessoas não identificam que estão doentes.”
De acordo com Naveca, ainda há um “domínio completo” da variante Delta no Brasil.
Mesmo com estudos iniciais apontando para uma maior transmissibilidade com menor letalidade da Ômicron, o pesquisador diz que ainda é preciso “mais algumas semanas para ter certeza do que está acontecendo.”
Segundo ele, na África do Sul e Reino Unido, onde a população infectada com a variante é mais jovem e sem o esquema vacinal completo, houve aumento rápido no número de casos. “Mas os dados, até aqui, são incipientes”, ressaltou.
Felipe Naveca vê a vacinação contra a Covid-19 avançada no Brasil, mas se disse preocupado com “bolsões de baixa cobertura vacinal”: “Como no interior do Amazonas, enquanto em Manaus está adiantada, no interior não é o que está acontecendo, esses bolsões vão permitir que vírus circule e, enquanto ele circula, ele evolui, é preciso tomar cuidado.”
*Produção de Bel Campos