Sintomas atípicos em idosos podem atrasar diagnóstico da Covid-19, diz geriatra
Ele alerta que caso confirmado o caso de coronavírus, a família que tem convivência mais próxima do idoso deve se testar
Considerados grupo de risco, idosos podem apresentar sintomas atípicos da Covid-19, segundo o geriatra Natan Chehter. Ele explica que pacientes de mais idade costumam ter sintomas incomuns em casos de infecção e que, no cenário do novo coronavírus, isso está afetando a agilidade com que as famílias buscam um diagnóstico completo.
“Qualquer infecção no idoso pode se manifestar de maneira atípica, com sonolência ou mesmo mudança de comportamento. Por isso, a infecção tem atraso no diagnóstico algumas vezes. Os idosos podem até mesmo não apresentar febre quando infectados pela Covid-19.”
Leia também
ANS determina cobertura de teste sorológico de Covid-19 por planos de saúde
Soro com anticorpos de cavalos não deve ser vendido em farmácias, diz instituto
OMS minimiza risco de novo coronavírus entrar na cadeia alimentar

Ele alerta que caso confirmado p contágio pelo novo coronavírus, a família que tem convivência mais próxima do idoso deve se testar e, no intervalo de tempo entre o teste e o resultado, praticar o isolamento social.
Comorbidades
Apesar de ser naturalmente do grupo de maior risco, idosos com diabetes, hipertensão ou obesidade devem estar duplamente atentos à doença, segundo Natan.
O geriatra explica que pacientes diabéticos já tem um sistema imune comprometido, e que por estar inflamado, tem resposta imune menos eficaz. Já para os hipertensos, a doença “pode se manifestar em maior grau”, assim como em obesos.
Há registros também de pessoas jovens e sem histórico de outras enfermidades, que morreram vítimas da Covid-19 ou tiveram sérias compicações com a doença durante o tratamento.
(Edição: Sinara Peixoto)