Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sensor de glicose usado por Thiago Braz auxilia em performance olímpica; entenda

    No quadro Correspondente Médico, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que é um sensor de glicose e como atletas o utilizam para acompanhar alimentação

    Da CNN*, em São Paulo

    Na edição desta terça-feira (3) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou como funciona um sensor de glicose. Nas Olimpíadas, o atleta brasileiro de salto com vara Thiago Braz chamou a atenção por usar um desses sensores no braço.

    A assessoria de imprensa do atleta esclareceu que Braz não tem diabetes e utiliza o aparelho no braço esquerdo para monitorar o gasto energético durante as provas. Ele também usa o sensor para medir a glicose e saber quais alimentos estão oferecendo mais energia.

    Gomes lembrou da importância da alimentação para atletas e como os valores energéticos ingeridos influenciam no rendimento esportivo. “Se eu tenho um sensor e consigo ter esse dado, isso me dá mais elementos ainda para eu conseguir entender como funciona meu corpo e aumentar meus rendimento e performance”, explicou.

    Segundo o médico, a função primária do sensor de glicose é medir os níveis de açúcar no sangue. “Ele é colocado e fica como se fosse um pequeno elétrodo recebendo informações da região do subcutânea, embaixo da pele. O sensor não tem contato dentro do vaso sanguíneo, mas tem a capacidade de perceber como estão os níveis de glicose e esse monitoramento pode ser feito durante as provas.”

    “Essa informação pode ser passada por telemetria, por exemplo, para um aparelho celular, onde consigo gerar gráficos, entender o que eu comi, quais atividades físicas gastei energia e como isso refletiu nos funcionamentos do corpo e níveis de glicose. É algo fantástico”, afirmou o especialista.

    quadro Correspondente Médico
    No quadro Correspondente Médico, dr. Fernando Gomes explicou como funcionar o sensor de glicose usado por atletas nas Olimpíadas
    Foto: CNN Brasil (3.ago.2021)

    (*Com informações de Nicole Lacerda, da CNN, em São Paulo)

    Tópicos