Segunda remessa de vacinas da Pfizer, com 628 mil doses, chega ao Brasil
Primeira remessa, com um milhão de doses, chegou ao país na quinta-feira (29)
O Ministério da Saúde recebeu nesta quarta-feira (5) mais 628.290 doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech. Trata-se do segundo lote de uma compra total de 100 milhões de doses por parte do governo brasileiro.
O novo lote chegou ao país por volta das 21 horas em avião saído de Miami, no estado americano da Flórida. O local do pouso foi o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Inicialmente, a chegada das vacinas estava marcada para às 19h55, mas houve atraso.
Em comunicado à imprensa, a presidente da Pfizer Brasil, Marta Díez, disse que a empresa americana está honrada “em colocar nossos recursos científicos e produtivos a favor da vacinação da população brasileira”.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, até o fim de maio o Brasil deverá ter recebido 2,5 milhões de doses do imunizante da Pfizer. No primeiro semestre, devem ser pelo menos 15,5 milhões de doses.
Na quinta-feira (29), o primeiro lote, com um milhão de doses, foi entregue pela Pfizer. O contrato firmado com o governo federal estabelece que todas as 100 milhões de doses deverão chegar Brasil até o fim do terceiro trimestre de 2021.
Já na segunda-feira (3), capitais brasileiras começaram a receber as doses da vacina da Pfizer.
Um novo contrato, no entanto, está sendo negociado entre o governo brasileiro e a empresa americana, como confirmou na segunda-feira (3) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Segundo o ministro, a compra de mais 100 milhões de doses deve ser fechada ainda nesta semana e todas as doses devem ser entregues depois que as primeiras 100 milhões de doses tiverem chegado ao país.
*Com informações de Natália André, da CNN, em Brasília.