Saúde recomenda 2ª dose de reforço contra a Covid-19 para idosos acima de 60 anos
Decisão amplia o público alvo para a imunização com novo reforço no país, que já contemplava imunossuprimidos com 12 anos ou mais e idosos acima de 70 anos


O Ministério da Saúde incluiu, nesta quarta-feira (18), idosos a partir de 60 anos na recomendação para a aplicação da segunda dose de reforço das vacinas contra a Covid-19.
A segunda dose de reforço deve ser feita quatro meses após a primeira. A orientação é que o segundo reforço seja feito, preferencialmente, com a Pfizer.
Segundo o ministério, as vacinas da Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas, independentemente do imunizante anterior. Com a nova recomendação, 24,2 milhões de brasileiros acima de 60 anos estão aptos para se imunizar com a segunda dose de reforço.
A decisão amplia o público alvo para a imunização com um novo reforço no país. Até então, a segunda dose de reforço era recomendada apenas para idosos acima de 70 anos, imunocomprometidos, além das pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições permanente.
De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação tem como base estudos que apontam que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.
O ministério orienta que estados e municípios sigam a nova orientação de acordo com a disponibilidade de doses. O calendário de imunização deve priorizar as faixas etárias mais avançadas, com 90 anos de idade ou mais, seguida de 80 a 89 anos e assim sucessivamente, até que todos os idosos sejam contemplados com o segundo reforço.
Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19
- 1 de 6
Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe. Evite aglomerações e locais fechados, quando possível, e mantenha a utilização de máscaras em ambientes lotados • Rovena Rosa/Agência Brasil
- 2 de 6
Higienize as mãos frequentemente com água e sabão • Fran Jacquier/Unsplash
- 3 de 6
Utilize álcool gel quando estiver fora de casa • Marcello Casal Jr./Agência Brasil
-
- 4 de 6
Mantenha os ambientes ventilados • Daniel Hansen/Unsplash
- 5 de 6
Evite tocar os olhos e a boca • Getty Images/Westend61
- 6 de 6
Busque a vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe • Thamyres Ferreira/MS
-