Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saúde indica 3ª dose da vacina contra Covid para adolescentes de 12 a 17 anos

    Recomendação foi feita nesta sexta-feira (27) por meio de nota técnica

    Vacinação de adolescentes contra a Covid-19
    Vacinação de adolescentes contra a Covid-19 Adenir Britto/PMSJC

    Ingrid Oliveirada CNN em São Paulo

    O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (27) uma nota técnica na qual recomenda a aplicação da dose de reforço (3ª aplicação) da vacina contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos.

    Segundo o texto, no atual momento, “enfatiza-se a importância da vacinação completa uma vez que existe uma tendência a redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo, e por isso, deve-se utilizar os imunizantes disponíveis no país para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis”.

    A indicação da Saúde é para que a dose de reforço seja aplicada quatro meses após a segunda injeção –com a vacina da Pfizer, preferencialmente. Caso não haja disponibilidade, a Coronavac poderá ser usada.

    De acordo com a pasta, a escolha do imunizante mais adequado para o reforço deve ser baseada em critérios imunológicos, eventos adversos, disponibilidade do imunizante e cenário epidemiológico.

    Nos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada. Jovens gestantes ou puérperas no momento da vacinação, devem receber como dose de reforço o imunizante Pfizer como prioridade, e, como alternativa a Coronavac.

    A decisão levou em consideração a “observação de segurança de países que recomendaram a dose de reforço para a população nesta faixa etária, bem como o cenário epidemiológico em relação aos casos de Covid-19, além das evidências demonstrando redução da resposta protetora do esquema de 2 doses para a variante Ômicron“, diz o texto.