Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Salvador abre cadastro para intercambialidade de vacinas

    Mães de recém-nascidos ou pessoas que apresentaram reação à 1ª dose da AstraZeneca já podem se cadastrar para receber a 2ª dose de outro imunizante

    Silvana Freire, da CNN em Salvador

    Em Salvador, as grávidas, mães de recém-nascidos ou pessoas que apresentaram reação à primeira dose da vacina da AstraZeneca já podem se cadastrar para receber a segunda dose de outro imunizante, ou seja, da Pfizer ou da Coronavac. A medida segue a recomendação oficial do Ministério da Saúde. 

    Para ter acesso à intercambialidade de imunizantes, as gestantes e puérperas que tiveram reações leves deverão procurar o médico do serviço de saúde público ou privado. O profissional irá realizar a avaliação clínica e indicar a vacinação por meio do site.

    Após o preenchimento dos dados no sistema, será gerado um QR Code com orientações sobre locais para vacinação. O relatório médico deverá ser impresso e assinado pelo médico e pela gestante ou puérpera para habilitação da vacinação.

    Já uma pessoa comum que teve reações por conta da vacina deve procurar um médico que fará um cadastro no mesmo sistema eletrônico de intercambialidade. O documento será encaminhado para Câmara Técnica Estadual para avaliação e definição de um parecer técnico. 

    O indivíduo deverá aguardar o contato da equipe técnica de vigilância de eventos adversos pós-vacinação do município, que irá realizar a habilitação para a vacinação.

    Fotos – vacinação no Brasil e no mundo