Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RJ: Variante Delta aumentou número de casos nas últimas 3 semanas, diz secretário

    Daniel Soranz afirmou que alta de casos de Covid-19 não foi acompanhada por internações pela doença e manteve previsão para realização de eventos-teste na capital

    Produzido por Thayana Araújoda CNN no Rio de Janeiro

    A circulação da variante Delta fez o número de casos de Covid-19 disparar na cidade do Rio Janeiro nas últimas três semanas, segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

    Em entrevista à CNN nesta terça-feira (31), ele disse que há 890 pessoas internadas com a doença nas unidades de terapia intensiva da capital fluminense — o que representa 96% de ocupação de UTIs das redes pública e privada.

    “A gente vinha tendo uma queda sustentada de internações, casos e óbitos. Infelizmente, nas últimas 3 semanas, essa curva mudou, começamos a ter aumento de casos”.

    Segundo Soranz, a disseminação da cepa originária da Índia foi rápida na cidade do Rio e, por isso, quase 90% dos casos de Covid-19 são da variante Delta.

    “O número de casos subiu muito, mas, felizmente, não foi acompanhado na mesma proporção de internações e nem de casos mais graves que levam a óbito”, disse o secretário, acrescentando que as hospitalizações atingiram “certo grau de estabilidade”.

    Evento-teste

    Mesmo com o aumento de casos de Covid-19 no Rio, a cidade anunciou um festival de rock para 2.500 pessoas como um evento-teste. A previsão é que ele ocorra entre os dias 6 de outubro e 1º de novembro.

    Daniel Soranz disse que a prefeitura planejava, a partir de setembro, uma redução das medidas preventivas da Covid-19, mas que a variante Delta mudou o cenário epidemiológico. As medidas agora estão válidas por mais 15 dias.

    Leitos de UTI no Hospital Ronaldo Gazzola, na zona norte do Rio de Janeiro
    Leitos de UTI no Hospital Ronaldo Gazzola, na zona norte do Rio de Janeiro, durante pandemia da Covid-19 / Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo (10.mar.2021)

    Após esse período, o secretário de Saúde disse que diversos eventos-teste serão realizados no Rio. “A nossa esperança é que a vacinação continue avançando, como tem avançado, e cheguemos a 50% de pessoas vacinadas com as duas doses para podermos voltar a falar de reduzir as medidas restritivas.”

    “Nesse momento, as medidas estão mantidas, e alguns eventos-teste que estimulam que as pessoas se vacinem vão começar a acontecer. Uma série de eventos de estímulo à testagem e à vacinação vão começar a acontecer no Rio de Janeiro nos próximos dias”, afirmou Soranz.

    Veja mais notícias do Brasil e do mundo na CNN.