RJ prorroga medidas de isolamento no estado por mais uma semana
Ocupação de leitos de UTI em hospitais estaduais chegou a 98%
O governador em exercício, Cláudio Castro, decidiu nesta quarta-feira (17) prorrogar por uma semana as medidas para conter o avanço da Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro. Restrições como a proibição da permanência de pessoas em vias públicas das 23h às 5h e da realização de eventos estavam valendo até amanhã (18).
O pacote em vigor desde a última sexta-feira (12) restringe também o funcionamento de bares e restaurantes a 50% da capacidade. Também estão restritos a 50% da capacidade o acesso a parques, museus e academias. As atividades profissionais estão com horário de funcionamento escalonado, para evitar aglomerações no transporte público. Bancas de jornal não podem vender bebidas alcoólicas. Serviços de entregas estão liberados e a adoção do trabalho remoto é estimulada.

Um relatório desta terça-feira (17), da Superintendência de Regulação, subordinada à Subsecretaria de Gestão da Atenção Integral à Saúde, obtido pela CNN, mostra que a taxa de ocupação das UTIs nas unidades da rede estadual chegou a 98,02%. A procura por leitos de enfermaria na rede também é grande e a ocupação está em 82,25%, de acordo com o documento.
A capital fluminense também pode ter novas medidas restritivas nos próximos dias. A avaliação depende de alguns fatores, como o crescimento do número de internações. O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, afirmou que o cenário tem mudado rápido no RJ. De acordo com Soranz, houve um crescimento de 14% na procura em unidades de urgência e emergência por pessoas com sintomas de Covid-19. Na rede básica, o aumento foi de 16%
“A gente aumentou as medidas restritivas que já tinham sido impostas na semana passada. A gente sabe que essas medidas são muito duras para muitos setores da sociedade, mas elas são essenciais para salvar vidas. Então caso esses números venham aumentando, pode ser sim que a gente tenha que aumentar as medidas restritivas na cidade do Rio de Janeiro como já fazem outras cidades, outros estados”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz.
Atualmente, segundo o Painel Coronavírus Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde, que engloba leitos de toda a rede SUS (municipais, estaduais, federais e privados contratualizados), a ocupação em Unidades de Terapia Intensiva está em 81,4%.
*Sob supervisão de Robson Santos