RJ distribui cerca de 193 mil doses da Coronavac nesta segunda (22)
Governo do estado envia 193,5 mil doses da Coronavac para 88 municípios
O governo do Rio de Janeiro começou a distribuir na manhã desta segunda-feira (22) 193,5 mil doses da Coronavac para 88 municípios, por via aérea. Na operação de transporte são usadas a três helicópteros, que saem do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Niterói, levando o imunizante. A decolagem começou por volta das 7h30, com direção a cidades do noroeste do estado.
Dessas doses, 173 mil são as que estavam com o governo do estado desde a primeira remessa, reservadas para a aplicação da segunda imunização das pessoas já vacinadas, e outras 20 mil faziam parte da reserva técnica. Todas elas estavam armazenadas na Central Geral de Abastecimento (CGA) da Secretaria de Estado de Saúde, no Barreto, em Niterói.
A distribuição começou na semana passada, para quatro municípios. Além da capital, também receberam suas doses Niterói, São Gonçalo e Maricá, todos na Região Metropolitana, em envio feito por terra.
O governo do estado informou também que, seguindo orientações do Ministério da Saúde, não vai mais reter imunizantes para garantir a aplicação da segunda dose nas pessoas que já receberam a primeira. Isto, porque houve uma garantia do ministro Eduardo Pazuello de que haverá mais doses para esse fim, e que elas serão entregues entre o fim deste mês e março.
O secretário fluminense de Saúde, Carlos Alberto Chaves, espera a chegada de uma nova remessa de doses já nesta terça-feira, mas não sabe a quantidade que será destinada ao estado neste momento.
“Chegando a vacina amanhã, na quarta a gente já distribui. Estamos com uma logística pronta para entregar a vacina em tempo recorde aos municípios mais distantes”, disse Chaves.