Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RJ: capital tem evento-teste para mais de 7 mil pessoas nesta segunda-feira (27)

    Outubro terá três grandes eventos sem necessidade de máscara. Transmissibilidade da variante Delta será avaliada nestas programações

    Lucas JanoneThayana Araújoda CNN , no Rio de Janeiro

    Com o melhor cenário desde o início da pandemia, o Rio de Janeiro terá nesta segunda-feira (27) um evento-teste para 7.700 pessoas, autorizado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Será no jogo do Vasco, pela série B do campeonato Brasileiro. A partida acontecerá no estádio de São Januário, Zona Norte da capital.

    O uso de proteção facial e o distanciamento serão obrigatórios. Além dele, outros nove eventos-testes foram permitidos por Eduardo Paes, oito com previsão para acontecer a partir da próxima quinta-feira (01).Um deles será uma festa para 500 pessoas dentro do Copacabana Palace Hotel, um dos mais luxuosos da cidade.

    Um evento-teste anterior a estes programados já aconteceu neste domingo (26). Foi um jogo do Botafogo, com cinco mil pessoas, também pela série B do Campeonato Brasileiro, no estádio do Engenhão.

    Todas as solicitações foram analisadas pelo Instituto de Vigilância Sanitária, Zoonoses e de Inspeção Agropecuária, da Secretaria municipal de Saúde (Ivisa-SMS), e prometem seguir as orientações sanitárias previstas em decreto.

    Em pelo menos três eventos-teste o uso da máscara não será exigido pelos organizadores, apesar de a proteção facial continuar sendo obrigatória nas ruas. O mesmo acontece com o distanciamento social. Entre elas, duas contaram com a presença de até cinco mil pessoas – um festival de Rock, entre os dias 13 e 31 de outubro, e uma festa no Alto da Boa Vista, no segundo dia do mesmo mês.

    Os eventos-teste que serão realizados no Rio de Janeiro vão oferecer um cenário “do mundo real” para avaliar a ação da variante Delta do novo coronavírus. A explicação foi dada pelo membro do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 do RJ, o infectologista Alberto Chebabo à CNN.

    Ainda segundo ele, a maior parte das cidades do mundo, quando avançaram na vacinação contra a Covid-19 e tiveram queda na transmissão dos casos, passaram a organizar shows, encontros e atividades esportivas para testar o momento da pandemia.

    Importante destacar que a variante Delta já representa 100% das amostras analisadas em setembro no Estado do Rio de Janeiro. Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que os 45 sequenciamentos realizados entre os dias 1º e 10 desse mês, todos das cidades que integram a região metropolitana, identificaram a cepa originária da Índia.

    O Brasil soma 6.300 casos da variante Delta, segundo a última atualização do Ministério da Saúde, 1.471 deles no Rio de Janeiro, atrás apenas de São Paulo, com 3.027.

    Tópicos