Rio registra longas filas para testes de Covid-19 neste fim de semana
Em apenas um ponto, cerca de 4.000 pessoas procuraram atendimento até o início da tarde deste domingo (9)
O primeiro domingo (9) com Centros de Testagem abertos no Rio de Janeiro teve registro de muitas filas devido ao avanço da variante Ômicron do coronavírus na capital fluminense. Na unidade recém-inaugurada que fica no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Nação Rubro Negra, quase 4.000 pessoas procuraram atendimento até o início da tarde. A maior parte apresentava sintomas. Após o resultado os pacientes que testavam positivo eram encaminhados para atendimento médico no local.
Em outro ponto, localizado no Parque Olímpico, zona oeste da cidade, as filas para realização dos testes também estavam cheias. No mesmo local, também estavam sendo aplicadas vacinas contra a Covid-19 em uma parte separada do salão onde estavam os pacientes que procuravam pela testagem.
Durante toda a semana, as equipes da CNN vêm acompanhando o aumento na procura por testes em toda a cidade. Os postos registraram uma grande movimentação após as festas de fim de ano. Cerca de 44% dos exames realizados na capital fluminense têm indicado a presença da doença. Em dezembro de 2021, o mesmo indicador registrava taxas de 2%. Na prática, o Rio de Janeiro contabilizava, em média, 100 casos confirmados de Covid-19 por dia em novembro. Em janeiro, esse número saltou para mais de 1.000 infectados diariamente.
No sábado (8), o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, fez um apelo à população: “neste momento não vá a uma unidade de Saúde para se testar por motivos burocráticos ou porque quer ir a uma festa! Você vai sobrecarregar o sistema e se colocar em risco de pegar Covid”.
Dados da Prefeitura do Rio mostram que mais de 25 mil cariocas foram se vacinar neste sábado, sendo 90% para receber doses de reforço. Segundo as informações oficiais, mais de 800 mil moradores da capital estão aptos para tomar a terceira dose contra Covid-19. Até o momento, 5.833.857 milhões de cariocas já se vacinaram com pelo menos uma dose do imunizante. O número representa 99% da população do Rio de Janeiro. Cerca de 97% receberam duas aplicações.