Rio não terá doses suficientes para calendário infantil anunciado por Paes
Chegarão ao Brasil durante o mês de janeiro 3,74 milhões de doses de vacinas pediátricas, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde

A cidade do Rio de Janeiro não terá doses de vacina contra a Covid-19 para imunizar todas as suas crianças até o dia 9 de fevereiro, como foi anunciado na manhã desta quinta-feira (6) pelo prefeito Eduardo Paes.
Pelo menos não com as estimativas de entrega de doses divulgadas até agora pelo Ministério da Saúde e pela Pfizer, empresa que fabrica o imunizante.
Os dados demonstram que o plano da prefeitura não é factível. O Estado do Rio de Janeiro vai receber em janeiro apenas metade dos imunizantes necessários para aplicar a primeira dose nas crianças da capital carioca. O Estado tem outros 91 municípios.
Chegarão ao Brasil durante o mês de janeiro 3,74 milhões de doses de vacinas pediátricas, conforme divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. A distribuição entre os Estados será feita de forma proporcional a sua população infantil.
O Estado do Rio de Janeiro tem 1,53 milhão de crianças entre 5 a 11 anos, o equivalente a 7,49% do total de pessoas nessa faixa etária no país. Isso significa que o governo estadual vai receber 280 mil doses de vacinas pediátricas contra a Covid em janeiro.
Segundo dados da prefeitura do Rio de Janeiro, a quantidade de crianças entre 5 a 11 anos na capital carioca é de 560 mil – ou seja, o dobro de doses que todo o Estado vai receber no primeiro mês do ano.
A Pfizer ainda não informou quantas doses vai entregar em fevereiro e em março. Até o fim de março, devem chegar ao país 20 milhões de doses pediátricas de acordo com o contrato assinado entre o governo federal e a empresa.
Ainda não estão garantidas, portanto, as doses necessárias para cumprir os planos divulgados pelo prefeito Eduardo Paes de vacinar com a primeira dose as crianças até o dia 9 de fevereiro. A CNN procurou o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, mas ainda não teve resposta.
Segundo apurou a reportagem, o Ministério da Saúde avisou a todos os secretários estaduais e municipais sobre o número de doses que será enviado a cada um no mês de janeiro.
Em nota, o ministério afirma que “desde o início da campanha de vacinação, todas as decisões foram tomadas de forma conjunta entre o Ministério da Saúde e representantes dos estados e municípios. A Pasta reitera que todas as orientações técnicas são comunicadas imediatamente aos estados e municípios desde o início da campanha e reforça a orientação para que todos sigam as medidas pactuadas.”
A CNN também procurou a prefeitura do Rio de Janeiro e o governo do estado do RJ e aguarda retorno.
Veja imagens da vacinação pelo Brasil e pelo mundo:
- 1 de 16
Posto de vacinação no Museu da República, no Catete, no Rio de Janeiro. Veja a vacinação contra a Covid-19 no Brasil e no mundo • Pedro Duran/CNN
- 2 de 16
Enfermeira mostra vacina contra a Covid-19 para mulher no Rio de Janeiro • Mario Tama/Getty Images
- 3 de 16
Enfermeira do SUS aplica vacina contra Covid-19 em homem em sua casa na Rocinha, no Rio, em uma das rondas frequentes que profissionais de saúde fazem na comunidade para imunizar pessoas que não querem ir ao posto • Mario Tama/Getty Images
-
- 4 de 16
Vacinação contra a Covid-19 em São Paulo • Reuters/Carla Carniel
- 5 de 16
Enfermeira na campanha de vacinação contra a Covid-19 na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro • Fernando Souza/picture alliance via Getty Images
- 6 de 16
Boris Johnson visita centro de vacinação contra a Covid-19 em Londres • Alberto Pezzali - WPA Pool/Getty Images
-
- 7 de 16
Japonesa faz triagem para ser vacinada contra Covid-19 • Stanislav Kogiku - 2.ago.2021/Pool Photo via AP
- 8 de 16
China vacina estudantes universitários contra a Covid-19 • Costfoto/Barcroft Media via Getty Images
- 9 de 16
Alguns países já fazem a vacinação de adolescentes contra a Covid-19 • Getty Images (FG Trade)
-
- 10 de 16
Enfermeira aplica vacina em Dhaka, Bangladesh, que pretende imunizar 10 milhões em uma semana • Maruf Rahman / Eyepix Group/Barcroft Media via Getty Images
- 11 de 16
Cidade de Aue-Bad Schlema, na Alemanha, distribui cachorros-quentes gratuitamente para quem apresentar o cartão de vacinação • Hendrik Schmidt/picture alliance via Getty Images
- 12 de 16
Vacinação contra Covid-19 em Nova Délhi, na Índia • Adnan Abidi/Reuters
-
- 13 de 16
Homem de 45 anos é vacinado em posto drive-in na cidade de Bhubaneswar, na Índia • STR/NurPhoto via Getty Images
- 14 de 16
Vacinação contra a Covid-19 em prisão em Harare, Zimbabwe • Tafadzwa Ufumeli/Getty Images
- 15 de 16
Vacinação contra a Covid-19 em Dakar, no Senegal • Fatma Esma Arslan/Anadolu Agency via Getty Images
-
- 16 de 16
Vacinação contra a Covid-19 em Bangcoc, Tailândia • Reuters/Athit Perawongmetha