Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio não terá doses suficientes para calendário infantil anunciado por Paes

    Chegarão ao Brasil durante o mês de janeiro 3,74 milhões de doses de vacinas pediátricas, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde

    Raquel Landim

    A cidade do Rio de Janeiro não terá doses de vacina contra a Covid-19 para imunizar todas as suas crianças até o dia 9 de fevereiro, como foi anunciado na manhã desta quinta-feira (6) pelo prefeito Eduardo Paes.

    Pelo menos não com as estimativas de entrega de doses divulgadas até agora pelo Ministério da Saúde e pela Pfizer, empresa que fabrica o imunizante.

    Os dados demonstram que o plano da prefeitura não é factível. O Estado do Rio de Janeiro vai receber em janeiro apenas metade dos imunizantes necessários para aplicar a primeira dose nas crianças da capital carioca. O Estado tem outros 91 municípios.

    Chegarão ao Brasil durante o mês de janeiro 3,74 milhões de doses de vacinas pediátricas, conforme divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. A distribuição entre os Estados será feita de forma proporcional a sua população infantil.

    O Estado do Rio de Janeiro tem 1,53 milhão de crianças entre 5 a 11 anos, o equivalente a 7,49% do total de pessoas nessa faixa etária no país. Isso significa que o governo estadual vai receber 280 mil doses de vacinas pediátricas contra a Covid em janeiro.

    Segundo dados da prefeitura do Rio de Janeiro, a quantidade de crianças entre 5 a 11 anos na capital carioca é de 560 mil – ou seja, o dobro de doses que todo o Estado vai receber no primeiro mês do ano.

    A Pfizer ainda não informou quantas doses vai entregar em fevereiro e em março. Até o fim de março, devem chegar ao país 20 milhões de doses pediátricas de acordo com o contrato assinado entre o governo federal e a empresa.

    Ainda não estão garantidas, portanto, as doses necessárias para cumprir os planos divulgados pelo prefeito Eduardo Paes de vacinar com a primeira dose as crianças até o dia 9 de fevereiro. A CNN procurou o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, mas ainda não teve resposta.

    Segundo apurou a reportagem, o Ministério da Saúde avisou a todos os secretários estaduais e municipais sobre o número de doses que será enviado a cada um no mês de janeiro.

    Em nota, o ministério afirma que “desde o início da campanha de vacinação, todas as decisões foram tomadas de forma conjunta entre o Ministério da Saúde e representantes dos estados e municípios. A Pasta reitera que todas as orientações técnicas são comunicadas imediatamente aos estados e municípios desde o início da campanha e reforça a orientação para que todos sigam as medidas pactuadas.”

    A CNN também procurou a prefeitura do Rio de Janeiro e o governo do estado do RJ e aguarda retorno.

    Veja imagens da vacinação pelo Brasil e pelo mundo: