Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio começa a aplicar dose de reforço em imunossuprimidos a partir dos 12 anos

    Pacientes oncológicos, em hemodiálise e transplantados recentemente, com mais de 12 anos, podem procurar os postos de saúde a partir desta quarta-feira (29)

    *Mylena Guedesda CNN* , no Rio de Janeiro

    A partir desta quarta-feira (29), todos os pacientes imunossuprimidos com mais de 12 anos podem receber a dose de reforço contra a Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Neste grupo estão incluídas, por exemplo, pessoas em quimioterapia, pacientes em hemodiálise e transplantados recentemente que têm o sistema imunológico mais debilitado.

    A terceira dose será aplicada em pessoas que receberam a segunda dose há, pelo menos, 28 dias. Para receber o reforço é preciso apresentar o laudo médico digital do Conselho Regional de Medicina do estado (Cremerj) com data inferior a 60 dias.

    O reforço também será aplicado em idosos a partir de 81 anos nesta quarta. Até o final desta semana, a expectativa é de que todas as pessoas a partir dos 71 anos recebam a terceira dose.

    Serão contempladas também pessoas acima dos 60 anos que receberam a 2° dose até o dia 31 de março. De acordo com o painel da prefeitura, 107.756 pessoas estão com a dose de reforço. Dessas, 96.970 são idosos.

    Antecipação da segunda dose

    Para agilizar a imunização completa da população, a prefeitura antecipou, nesta terça-feira (28), a segunda dose da Pfizer de todas as pessoas com mais de 40 anos. O intervalo foi reduzido de 90 para 21 dias. Esse adiantamento já estava valendo para quem tem mais de 50 anos.

    O Painel da capital fluminense aponta que 99,1% da população carioca com mais de 12 anos está vacinada com a primeira dose ou dose única. Já em relação ao esquema vacinal completo, a porcentagem diminui para 64%.

    Mais de 130 mil pessoas (131.171) ainda não foram às unidades de saúde para receber a dose da vacina contra o vírus. Por isso, até o final de outubro, todos os postos de vacinação do município terão repescagem da primeira dose para todos acima dos 12 anos.

    *sob supervisão de Helena Vieira

    Tópicos