Reino Unido registra 1º caso de perda de audição causada pela Covid-19
Os relatos são raros e o caso do britânico de 45 anos é o primeiro comprovado cientificamente.
Além da perda de olfato e paladar, a Covid-19 pode também causar perda da audição. A conclusão é de pesquisadores do Reino Unido, que registraram o primeiro caso do tipo comprovado cientificamente.
Trata-se de um homem britânico, de 45 anos, que teve sintomas graves da Covid-19. Ele passou um mês internado e precisou ser intubado. Após se recuperar, ele relatou zumbidos no ouvido e que não estava conseguindo escutar direito.
Leia e assista também:
Perda do paladar por coronavírus chega a 40% dos casos, diz infectologista
Correspondente Médico: Por que a Covid-19 causa a perda de paladar e olfato?
Covid-19: Hospital Paulista cria ambulatório dedicado ao olfato e ao paladar
Os médicos fizeram uma bateria de exames e descartaram qualquer outra hipótese que não a infecção pelo novo coronavírus para a perda da audição. Por exclusão, eles concluíram que a causa, de fato, foi a Covid-19.
O homem passou por tratamento com corticoides e recuperou parte da audição, mas voltou completamente.
Ainda no Reino Unido, um levantamento feito com 120 pacientes apontou que 15% das pessoas infectadas com o Sars-Cov-2 manifestam alguma alteração na audição durante a infecção.
Os relatos são raros e o caso do britânico de 45 anos é o primeiro comprovado cientificamente.
Como o registro acendeu o alerta para os efeitos da doença em mais um sentido humano, os pesquisadores recomendam que os médicos fiquem atentos a qualquer sintoma auditivo em pacientes da Covid-19.
(Edição de texto: Luiz Raatz)