Recomendação é que pessoas acima de 70 tomem dose de reforço, diz Rodrigo Cruz
O secretário-executivo do Ministério da Saúde disse à CNN que a pasta recomenda a terceira dose para esse seguimento independente do imunizante que tenham recebido
Em entrevista à CNN, o secretário-executivo do Ministério da Saúde Rodrigo Cruz afirmou que a recomendação para pessoas acima de 70 anos que já tenham recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há seis meses é de que procurem os postos de saúde para o reforço a partir de 15 de setembro. Segundo ele, a orientação independe do imunizante que os integrantes desse segmento receberam.
De acordo com Cruz, o objetivo com a ação é “para que tenhamos um ganho e uma elevação na imunização” desse grupo. Além desse, a terceira aplicação também será destinada nesta data para pessoas imunossuprimidas (transplantadas recentemente, com câncer, queimaduras graves etc), segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
A data foi escolhida porque, segundo o ministro e o secretário-executivo, pelos cálculos do Ministério da Saúde, toda a população com mais de 18 anos já vai ter sido vacinada com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O imunizante escolhido para a dose de reforço será a Pfizer.
“Teremos doses suficientes, de acordo com o calendário previsto pela Pfizer, para que possamos imunizar não só os adolescentes mas também a dose de reforço”, explicou Cruz.
A vacina da farmacêutica é a única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.