Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Queiroga: até 15 de fevereiro distribuiremos vacinas para 1ª dose de todas as crianças

    Ministro anunciou ampliação de vacinas pediátricas aos estados e municípios em evento realizado em Maceió, neste sábado (12)

    Lucas Rochada CNN , em São Paulo

    O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou neste sábado (12), de evento em incentivo à vacinação infantil contra a Covid-19 em Maceió, Alagoas. Na cerimônia, Queiroga anunciou a ampliação da distribuição de vacinas pediátricas aos estados e municípios.

    “Quero garantir a vocês que, até o dia 15 de fevereiro, nós distribuiremos vacinas para aplicar a primeira dose em todas as crianças do Brasil e lançar o desafio para que os 5.570 municípios apliquem essas doses de vacina nas nossas crianças”, disse Queiroga.

    Até o momento, mais de 431 milhões de doses de vacinas foram distribuídas aos estados e ao Distrito Federal, de acordo com o Ministério da Saúde. Desse total, 17,2 milhões de doses foram destinadas à vacinação do público infantil.

    Segundo o ministro, cerca de 20% das crianças já foram vacinadas com a primeira dose contra a doença até o momento. Ao todo, 3,8 milhões de crianças já deram início ao esquema vacinal.

    No evento, o ministro voltou a dizer que ainda não existem evidências científicas suficientes para recomendar a aplicação da quarta dose dos imunizantes contra a Covid-19 na população geral.

    No dia 9 de fevereiro, o Ministério da Saúde recomendou a aplicação de uma dose de reforço para jovens de 12 a 17 anos imunocomprometidos. A aplicação em adultos na mesma condição foi recomendada pela pasta em dezembro.

    O esquema primário de vacinação desse grupo deve ser feito com três doses – primeira, segunda e a dose adicional – com intervalo de oito semanas entre elas. Após a conclusão desse esquema, é recomendada ainda uma dose de reforço quatro meses após a terceira dose (ou dose adicional).

    “Antes de querer aplicar quarta dose sem evidência científica, vamos avançar na aplicação da terceira dose de vacina”, disse. “O Brasil aplicou cerca de 30% na sua população de dose de reforço. Precisamos avançar na dose de reforço e não querer aplicar uma quarta dose sem ainda ter uma evidência científica sólida”, completou Queiroga.

    Até o momento, 154 milhões de brasileiros acima de 12 anos foram vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid-19. O número representa 86,5% desse público-alvo. Mais de 45 milhões de pessoas já tomaram a dose de reforço.

    Tópicos