Quarta dose pode ajudar no controle da pandemia, diz especialista
No entanto, ainda há um "gargalo" no acesso equitativo à vacina em municípios brasileiros, afirmou Carlos Machado à CNN
A eventual aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19, já discutida por estados como São Paulo, pode ajudar no controle da pandemia, mas não sem antes o Brasil resolver um “gargalo” de imunização presente em diversos municípios, avaliou o coordenador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, Carlos Machado, à CNN nesta quinta-feira (10).
“Se a gente não garantir acesso equitativo, o vírus continua circulando. A quarta dose ajuda a proteger principalmente uma parcela da população nas capitais, mas não garante a proteção da população como um todo”, afirmou Machado.
“É fundamental que a gente avance na vacinação das crianças simultaneamente”, acrescentou.
Para o pesquisador, a propagação da variante Ômicron no Brasil, que gerou uma nova onda de casos e mortes por Covid-19, pode também representar uma “janela de oportunidade” para bloquear o coronavírus no país.
Isso porque uma parte significativa da população de infectou com o vírus e desenvolveu uma resposta imune que, se combinada com a vacinação, pode gerar esse bloqueio temporário à variante.
“A pandemia só acaba quando tiver controlada em todo o mundo, mas gente conseguiria avançar muito no Brasil, reduzindo o numero de casos e internações críticas e graves”, apontou Carlos Machado.
O coordenador observou ainda que a campanha de vacinação da Covid-19 sempre deixou claro que o foco da imunização “é impedir que [a doença] evolua para casos críticos e graves”, e que a vacina também aumenta proteção contra outras possíveis variantes que possam surgir.