Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quarentena de sete dias será adotada por 13 estados e o Distrito Federal

    Medida é válida para quadros leves de Covid; cinco estados já seguem a recomendação do Ministério da Saúde

    Giovanna BronzeTiago Tortellada CNN

    A quarentena de sete dias para pessoas com quadros leves de Covid-19 recomendada pelo Ministério da Saúde será adotada por ao menos 13 estados e pelo Distrito Federal, de acordo com um levantamento da Agência CNN.

    A orientação do Ministério da Saúde é de que o isolamento deverá ser feito por sete dias, desde que a pessoa não apresente sintomas respiratórios e febre há pelo menos 24 horas – sem a utilização de antitérmicos.

    Nos casos em que a partir do quinto dia o resultado do teste seja negativo e a pessoa não apresente sintomas nas últimas 24 horas, a recomendação da pasta é que a quarentena seja  encerrada mais cedo.

    Os estados de São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro já adotaram a recomendação do Ministério da Saúde.

    Espírito Santo, Roraima, Ceará, Amapá, Minas Gerais, Paraíba, Amazonas, Goiás e o Distrito Federal informaram que devem reduzir o tempo de isolamento, mas aguardam orientações técnicas da pasta.

    Quatro estados afirmaram que vão manter a quarentena de 10 dias, quaisquer sejam os casos. São eles: Bahia, Maranhão, Santa Catarina e Tocantins.

    Outros nove estados não responderam aos questionamentos da CNN.

    O secretário estadual de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou em entrevista à CNN que essa diminuição é possível graças à vacina. Com a imunização, as pessoas infectadas apresentam menor carga viral, assim como a diminuição no período em que transmitem a doença.

    Veja orientações do Ministério da Saúde no caso de diagnóstico positivo para Covid

    Tópicos