Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quais as diferenças entre o mosquito da dengue e outros pernilongos?

    O inseto Aedes aegypti tem um padrão de listas que o torna fácil de distinguir dos comuns

    Chikungunya e Zika são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e podem evoluir para quadros graves de saúde
    Chikungunya e Zika são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e podem evoluir para quadros graves de saúde Joao Paulo Burini via Getty Images

    Giovana Christda CNN

    Saber as diferenças entre o mosquito Aedes aegypti e os pernilongos comuns é importante para sua identificação e a prevenção da proliferação da dengue. O principal aspecto que o distingue dos outros é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas.

    Dentro das casas, é fácil identificar as diferenças entre ele o Culex quinquefaciatus, conhecido como pernilongo doméstico, que tem uma coloração marrom e as pernas sem marcações claras.

    Enquanto isso, o Aedes aegypti é mais escuro e tem as marcações brancas no corpo.

     

    Ele não é o mosquito que produz o zumbido no ouvido, comum durante a noite, que vem de outros insetos de hábitos noturnos.

    O vetor da dengue é um mosquito de costumes preferencialmente diurnos, se alimentando de sangue humano ao amanhecer e ao entardecer. Apesar disso, as picadas podem ocasionalmente acontecer durante a noite, assim como as dos outros mosquitos.

    A mordida de outros insetos deixa um pequeno calombo avermelhado e provoca coceira, enquanto a do Aedes não deixa marcas e a picada não coça.

    Proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti

    O mosquito da dengue só deposita seus ovos em água parada e limpa, não necessariamente potável, mas com pouco material orgânico em decomposição.

    Ele põe ovos de preferência em dias com altas temperaturas. Por isso os surtos da doença costumam acontecer no verão.

    O Aedes aegypti escolhe locais úmidos próximos à lâmina d’água, e não diretamente a superfície, permitindo que seus ovos fiquem um ano em um ambiente seco e continuar viáveis, capazes gerar mosquitos adultos quando encontram as condições propícias para eclodir

    Ovos dos outros mosquitos, no entanto, podem ser colocados diretamente em água suja e contaminada.

    Como prevenir a dengue

    Para prevenir infestações do mosquito é necessário tampar caixas e tonéis de água limpa, desentupir ralos que possam acumular água, jogar fora pneus velhos, evitar deixar garrafas e recipientes que possam acumular água da chuva.

    Um exemplo são os pratinhos com água embaixo dos vasos de planta em áreas descobertas, que devem ser virados de cabeça para baixo.