Prefeitura do Rio vai pagar por enterros de pessoas com baixa renda
Durante pandemia, prefeitura vai bancar sepultamentos de vítimas que tenham renda familiar de até três salários mínimos
A Prefeitura do Rio de Janeiro vai pagar pelos sepultamentos de pessoas que tenham renda familiar de até três salários mínimos (R$ 3.135), anunciou o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) nesta quinta-feira (7).
A medida será válida durante a pandemia do novo coronavírus e executada por meio da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Conservação. Atualmente, o Rio de Janeiro oferece também o sepultamento social, com preço máximo de R$ 546, para pessoas de qualquer renda.
Segundo a Subsecretaria Municipal de Conservação, responsável pela coordenadoria de cemitérios do Rio, a gratuidade poderá ser solicitada para qualquer enterro, independentemente se a causa da morte for por Covid-19.
Leia também:
Rio de Janeiro decreta ‘lockdown parcial’ e fechará calçadão na zona oeste
Para conseguir a isenção, é necessário entrar em contato com a coordenadoria de cemitérios da Prefeitura. De acordo com o órgão, o serviço será informado às famílias pelos assistentes sociais que estiverem na unidade de saúde em que ocorrer a morte.
Após o levantamento das condições financeiras, será feita uma avaliação e, então, a secretaria irá oferecer ou negar o serviço.
De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro confirmou 13.295 casos e 1.205 mortes pela Covid-19.