Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prefeitura do Rio cobra mais doses da Saúde para manter vacinação em dia

    Secretário Daniel Soranz defende que Ministério da Saúde envie vacinas aos estados no mesmo dia em que recebê-las

    Stéfano Salles e Isabelle Saleme, da CNN no Rio de Janeiro

    Com mais de 900 pacientes internados com Covid-19 e taxa de ocupação de 96% nos leitos da rede SUS na cidade do Rio de Janeiro, a prefeitura do Rio está preocupada com outro problema: o estoque de vacinas. Caso não receba um novo lote até quarta-feira (10), a campanha realizada pelo município pode ser interrompida pela segunda vez já no dia seguinte.

    A informação já tinha sido antecipada no domingo pelo analista Leandro Resende. Nesta segunda-feira (8), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que espera a chegada de uma nova remessa de imunizantes para essa terça-feira (9).

    “O Rio vacinou 6% da população com a primeira dose. A gente espera que o Ministério da Saúde cumpra o calendário e envie mais doses para amanhã. O plano é manter a vacinação de todas as pessoas até 67 até o fim de março”, afirmou o secretário.

    O município se queixa que um lote de 900 mil doses de Coronavac, enviado pelo Instituto Butantan ao ministério, ainda não foi distribuído pela pasta aos estados. Soranz prevê ainda um aumento do número de casos e da taxa de ocupação dos leitos do município. Com relação aos de enfermaria, a ocupação está em 74%.

    “O risco do quadro atual não se manter é muito alto, nós vemos o que acontece nos outros estados da federação, e o Rio de Janeiro não é uma ilha. Além de ampliar o número de leitos, precisamos pedir o apoio da população, para que não se aglomere, e não se exponha sem necessidade. Fica nosso pedido e apelo à população”, afirmou o secretário.

    Soranz destacou ainda a importância de que o ministério faça a distribuição dos imunizantes aos estados no mesmo dia que recebê-los dos fabricantes, sejam eles a AstraZeneca ou o Instituto Butantan. Nesta segunda-feira, o município imuniza idosos com 77 anos, que continuarão a ser protegidos até terça-feira. Nos dois dias seguintes, será a vez daqueles que têm 76 anos.

    Procurado, o Ministério da Saúde destacou que fará entregas semanais de imunizantes para os estados ao longo de todo o mês de março. Um lote de 1,7 milhão de doses, para todo o país, está previsto para ser distribuído pela pasta essa semana. No Rio, a expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é que elas cheguem até a manhã de quinta-feira (11). O ministério promete entregar 30 milhões de doses até o fim do mês.