Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Preços do ‘kit intubação’ subiram mais de 100%, aponta pesquisa

    Levantamento do Sindhosp indica aumento em medicamentos desde abril do ano passado

    Isabella Faria, da CNN, em São Paulo

    De acordo com uma pesquisa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp), medicamentos que compõem o chamado “kit intubação”, como sedativos e analgésicos, tiveram altas nos preços que chegaram a mais de 100% desde abril do ano passado.

    De acordo com o médico e presidente do sindicato Francisco Balestrim, o aumento “acaba levando, do ponto de vista dos pacientes com Covid-19 que são atendidos pelos hospitais, um incremento das despesas que as unidades tem para o seus atendimentos”. 

    Por conta da alta dos preços, os hospitais também estão enfrentando estoques baixos e escassez desses medicamentos. A mudança no perfil dos pacientes com a doença também pode estar contribuindo com essa faltaa de recursos. 

    Na última quarta-feira (21), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que mais de um milhão de medicamentos para o “kit intubação” devem chegar ao Brasil até maio. 

    Em nota, a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) disse que os preços dos medicamentos são controlados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que estipula o percentual máximo de reajuste ao ano. 

    UTI Covid-19
    Estrutura de hospitais com leitos de UTI e enfermaria para o tratamento da Covid-19
    Foto: CNN Brasil

    Tópicos