Por ora, apenas quem recebeu vacina da Pfizer deve tomar 3ª dose nos EUA
Aplicação da dose extra está prevista para começar a partir do dia 20 de setembro, mas ainda depende de avaliação do FDA
Nos Estados Unidos, apenas quem recebeu o imunizante da Pfizer deverá ser vacinado com a terceira dose contra a Covid-19. A aplicação está prevista para começar a partir do dia 20 de setembro, mas ainda depende de aprovação da agência reguladora americana, Food and Drug Administration (FDA), que vai discutir o assunto no dia 17.
A Pfizer é o único imunizante, até o momento, que apresentou dados que comprovam a eficácia da terceira dose. Dados sobre a vacina Moderna ainda estão sendo enviados e a necessidade do reforço não deve ser confirmada antes do próximo dia 20, segundo a expectativa do próprio governo. A Johnson e Johnson também estuda uma segunda dose para a vacina da Janssen, de dose única.
O governo americano vai reduzir o esforço para aplicação da vacina. O plano é significativamente menor do que o original, que previa 100 milhões de doses disponíveis para toda a parcela já vacinada da população.
Também está em discussão o intervalo em que a injeção extra deve ser aplicada. Inicialmente, a terceira dose teria que ser dada oito meses depois da segunda, mas esse prazo pode ser reduzido.
O médico infectologista e conselheiro da Casa Branca, Anthony Fauci, defendeu, com base em estudos feitos em Israel, que a aplicação da terceira dose é necessária para a proteção completa contra a Covid-19.
Mais de 176 milhões de americanos já estão imunizados contra a Covid-19, pouco mais de metade da população do país. Quase 207 milhões já receberam pelo menos uma dose da vacina.