Podemos esperar uma vacina segura, diz infectologista sobre Coronavac para crianças
Marco Aurélio Sáfadi, da SBP disse que o imunizante mostrou poucos eventos adversos na faixa etária de três a cinco anos
Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (14), o presidente do departamento de infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Marco Aurélio Sáfadi, disse que a vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, é segura para aplicação nas crianças entre três e cinco anos.
O uso do imunizante para estre grupo foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quarta-feira (13).
“O perfil de segurança da Coronavac se mostrou baste seguro, com poucos eventos adversos. O que podemos esperar é uma vacina segura, se eventualmente houver efeito colateral, ela pode usar analgégico e antitérmicos habituais, sem problema”, disse o infectologista.
Sáfadi afirma que as vacinas continuam preservando a “meta específica da vacinação, que é prevenir as formas graves da doença”.
“Os dados mostraram que a Coronavac reduziu em aproximadamente o risco de hospitalização em crianças, o que neste momento é uma boa notícia para as nossas crianças”, avaliou.
Diferente da vacina da Pfizer, que tem dose diferente para adultos e crianças, a Coronavac dispõe do mesmo imunizante para todos os grupos.
Segundo Sáfadi, a resposta das doses do Butantan tem níveis maiores de anticorpos em crianças do que em adultos.
“Temos dados preliminares que mostraram que a resposta de anticorpos foi não inferior a observada em adultos, se mostrou até mesmo com níveis de anticorpos maiores do que em adultos”, disse.
O infectologista destaca que, no cenário das variantes da Ômicron, as vacinas continuam a diminuir o risco de hospitalização atribuido à Covid-19.
“É importante contarmos com uma ferramanta que consegue, de fato, diminuir o risco de desfecho grave”, disse.