Transplante de coração de porco sinaliza novas frentes para futuro da medicina
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das possíveis implicações éticas e médicas da cirurgia inédita realizada nos Estados Unidos
Médicos dos Estados Unidos anunciaram na semana passada a realização de uma cirurgia de transplante inédita em que um homem recebeu um coração de porco geneticamente modificado. O paciente de 57 anos tinha uma doença cardíaca terminal e não era elegível para outros procedimentos.
Para utilizar o coração de um porco, os cientistas precisaram realizar alterações genéticas no órgão para impedir uma resposta negativa do sistema imunológico humano e controlar o crescimento do coração transplantado. Especialistas apontam para a possibilidade de uso da técnica em outros órgãos e tecidos, além de um possível impacto na redução da fila por transplantes.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das reações ao novo tipo de cirurgia. Para descrever as implicações médicas e éticas do procedimento, o cirurgião cardiovascular Daniel Bartholo Hyppolito, da Santa Casa de São Paulo, participa deste episódio, que também inclui depoimento do cardiologista Roberto Kalil, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e apresentador do CNN Sinais Vitais.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)
Este episódio tem patrocínio de Binomo, clique aqui e saiba mais.