Estudo da depressão aponta dúvidas e caminhos para o tratamento da doença
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das descobertas na busca para compreender melhor os fatores que contribuem para o quadro
Um grupo de cientistas europeus publicou um novo estudo na revista especializada Molecular Psychiatry que aponta não existirem evidências suficientes de uma associação direta entre a depressão e baixos níveis de serotonina no cérebro. A pesquisa reabre o leque de diferentes abordagens para lidar com a doença, além dos remédios já adotados.
Um levantamento recente da OMS revelou que casos de ansiedade e depressão cresceram 25% no primeiro ano da pandemia de Covid-19. No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontaram que mais de um em cada dez brasileiros relataram ter recebido um diagnóstico médico da doença.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das descobertas da ciência na busca por uma melhor compreensão dos fatores que contribuem para o desenvolvimento e o tratamento da depressão.
Para descrever quais as orientações e as dúvidas que ainda cercam o combate à doença, participam deste episódio os psiquiatras Helian Nunes de Oliveira, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Marcelo Feijó, da Escola Paulista de Medicina.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)