Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    USP: Mães passam anticorpos contra Covid-19 para bebês pelo leite materno

    Objetivo da pesquisa é entender se o alimento poderá levar anticorpos também para crianças que dependem de bancos de leite

    Isabela Faria, da CNN em São Paulo

     

    Uma análise feita pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), a partir de mais de 100 estudos clínicos, concluiu que mães imunizadas contra o novo coronavírus passam anticorpos para os bebês pelo leite materno.

    De acordo com a pesquisa, os anticorpos podem prevenir a infecção ou reduzir a gravidade dos sintomas dos bebês.

    Nos casos de mães já vacinadas, parte da resposta imunológica vai para o bebê. Este foi o caso da técnica de enfermagem Vanessa Guedes e sua filha Valentina.

    “A gente conversou muito com médicos ginecologistas que defendem a vacina, e eles disseram para não termos medo. Eu preferi tomar a vacina. A Valentina não apresentou sintoma e nenhum tipo de efeito”, conta Guedes.

    A bióloga e coordenadora dos estudos, Patrícia Gama, afirma que o objetivo da pesquisa é entender o quanto o leite pode ser utilizado como uma forma de se obter os anticorpos não somente através da amamentação direta entre mãe e filho. “Isso pode ser uma fonte importante também para as crianças que dependem de bancos de leite”, analisa.