Pesquisa da UFPR analisa risco de infecção da Covid-19 em animais
Este será o primeiro estudo do tipo realizado em um país tropical, e visa responder aos questionamentos sobre a possibilidade de infecção
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começaram um estudo para avaliar o risco de transmissão da Covid-19 de seres humanos para animais de estimação.
O estudo será feito a partir de coleta de material dos animais feita em duas ocasiões em um período de sete dias. Os bichinhos estudados serão avaliados com aval dos donos, que se voluntariaram para o estudo.
Este será o primeiro estudo do tipo realizado em um país tropical, e visa responder aos questionamentos sobre a possibilidade de infecção.
Leia e assista também:
Gatos podem servir de modelo para estudos de vacinas contra Covid-19; entenda
Personalidade dos cachorros muda conforme o passar do tempo, diz estudo
Pesquisa identifica 5 tipos de donos de gatos; qual é você?
A expectativa dos pesquisadores é analisar, pelo menos, cem animais em cinco capitais do país, incluindo Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE) e São Paulo (SP).
Até o momento, já é comprovado que os pelos dos animais podem carregar o vírus, o que pode infectar alguém que passe a mão no bicho e, em seguida, leve a mão à boca, por exemplo.
O estudo está sendo financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pelo Ministério da Saúde.
(Edição: André Rigue)