Percebemos como brasileiro confia nas vacinas, diz diretor da SBIm sobre pesquisa
Levantamento da Pfizer e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) indica confiança dos brasileiros em campanha de imunização contra a Covid-19
Uma pesquisa divulgada pela Pfizer e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) aponta que os brasileiros se sentem seguros com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país. Quase 70% dos entrevistados disseram sentir esperança, otimismo e alívio com a ampliação da campanha, enquanto 75% se sentem seguros com o avanço da vacinação.
“Percebemos como o brasileiro confia nas vacinas, como a tradição do nosso programa de vacinação repercutiu nesses momentos de dificuldade, mesmo com tanta desinformação e desincentivo”, disse, em entrevista à CNN nesta quinta-feira (11), Renato Kfouri, que é médico infectologista e diretor da SBIm.
Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, mais de 75% dos brasileiros receberam ao menos uma dose da vacina e cerca de 58% já estão completamente imunizados — seja com duas doses ou aplicação única da Janssen.
Para Kfouri, os números refletem a tradição em campanhas de vacinação no Brasil, o que não ocorre em outros locais, segundo ele. Por isso, de acordo com o infectologista, há dificuldade, agora, de prosseguir com a imunização em alguns países.
“Há países onde as coberturas têm dificuldade de ultrapassar a barreira dos 70%, locais que começaram a vacinar muito antes que nós. Vacinaram maciçamente a população até março, mas hoje não conseguem avançar mais”, disse o médico.
O diretor da SBIm acredita que, no ritmo atual, o Brasil será o país que mais vacina no mundo até o final do ano.
“Demoramos para avançar, mas agora avançamos e, certamente, vamos terminar o ano como o país que mais vacinou parcela significante da população. Isso é fruto de programa de vacinação de tradição e na confiança que o brasileiro tem nas vacinas. Esse é um grande legado que aprendemos na pandemia.”
(Publicado por Daniel Fernandes)