Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pelo menos 38 pacientes aguardam leitos de UTI em São Paulo

    Seis municípios da Grande SP relatam fila de internação: Barueri, Caieiras, Itaquaquecetuba, Cotia, Ribeirão Pires e Taboão da Serra

    Giovanna Bronze, da CNN em São Paulo

    Pelo menos 38 pessoas aguardam transferência para um leito de alta complexidade, uma unidade de terapia intensiva UTI, no estado de São Paulo.

    Segundo levantamento da CNN Brasil, seis municípios da região metropolitana relataram fila de pessoas que aguardam um leito via a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).

    Barueri registrou a ocupação de leitos de UTI em 90,14%, segundo boletim epidemiológico desta segunda-feira (14). Na cidade, 14 pessoas aguardam por um leito de UTI, sendo 13 pessoas para leitos não-Covid e um paciente com o diagnóstico confirmado para a doença.

    Já o município de Caieiras registrou dois pacientes aguardando a transferência pela fila da CROSS. É a mesma quantidade de pacientes com diagnóstico confirmado para Covid-19 que aguardam transferência em Itaquaquecetuba.

    Em Cotia, 10 pacientes com confirmação ou caso suspeito de Covid-19 aguardam transferência para leitos de UTI da rede estadual. Enquanto a fila não anda, as pessoas são atendidas nos “leitos vermelhos” da rede municipal, em unidades de Pronto Atendimentos.

    Em Ribeirão Pires, cinco leitos de UTI para infectados pelo coronavírus estão vagos e podem receber pacientes. No entanto, o município registrou fila de quem não está diagnosticado com a doença, e sim com algum outro problema de saúde. 

    De acordo com a prefeitura, três pacientes, não-covid, estão internados e aguardando por leito de UTI no sistema da CROSS.

    Taboão da Serra, por exemplo, não possui leitos de UTI – portanto precisa transferir os pacientes para hospitais da região para atendimento de alta complexidade. De acordo com a prefeitura, sete pacientes inseridos na Cross estão aguardando transferência para leitos de UTI.

    Atualmente, o estado de São Paulo registra 24.172 pacientes internados por Covid-19. A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede estadual está em 82,1%, enquanto na Grande São Paulo é de 79,4%.

     

    Tópicos