Pele negra demora mais a envelhecer? Especialista explica cuidados
Um dos principais questionamentos quanto aos cuidados com a pele negra está em seu processo de envelhecimento
Entre as principais dúvidas quanto aos cuidados com a pele negra, há um questionamento muito recorrente sobre o seu envelhecimento. Afinal, é mito ou verdade que a pele negra demora mais a envelhecer?
À CNN, Lucas Miranda, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma que é verdade.
“A pele negra pode apresentar sinais de envelhecimento mais tarde devido a quantidade de melanina, que oferece certa proteção contra os efeitos nocivos da radiação solar”, conta.
No entanto, o especialista explica que isso não significa imunidade ao envelhecimento.
“A melanina proporciona certa proteção, mas não imuniza completamente. Fatores como genética, exposição solar e hábitos saudáveis influenciam nesse processo”, acrescenta.
Cuidados com a pele negra
O profissional conta ainda que, apesar da pele negra possuir mais melanina, ainda há riscos de danos diante da exposição solar como fotoenvelhecimento, manchas e até mesmo o câncer de pele. “O importante é manter o uso do protetor solar regularmente”, diz.
Além disso, pessoas negras estão mais propensas a condições como foliculite (infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos) e queloide (crescimento anormal de tecido cicatricial que se forma no local de um traumatismo, corte ou cirurgia de pele), devido à estrutura do pele e resposta cicatricial.
Na rotina de cuidados, Lucas indica a hidratação e técnicas de depilação, por exemplo, que minimizem possíveis irritações.
O envelhecimento precoce da pele
Segundo o dermatologista, alguns agentes como exposição solar, tabagismo, consumo excessivo de álcool, estresse, má alimentação e poluição estão entre os fatores que causam o envelhecimento precoce na pele. “A radiação UV é um dos principais aceleradores”, garante.
Diante disso, além de mantê-la limpa, com produtos adequados, é necessário seguir uma alimentação saudável.
“Minha indicação é buscar uma dieta equilibrada, rica em antioxidantes, realizar atividades físicas regularmente e evitar fumo”, finaliza.