Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Paraná tem mais de 1.160 pacientes na fila de espera por leitos de UTI

    Hospitais de Curitiba estão atuando com a capacidade das UTIs acima do limite: 106%

    Iara Maggioni, da CNN em Curitiba

    No Paraná, 1.160 pessoas estão na fila de espera por leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar a Covid-19. 

    Os hospitais de Curitiba estão atuando com a capacidade das UTIs acima do limite: 106%. A taxa de ocupação dos leitos de enfermarias do SUS para o novo coronavírus está em 99%. Segundo as autoridades, só há nove vagas disponíveis neste momento. 

    Para conter o avanço da pandemia no estado, autoridades sanitárias e políticas discutem se a bandeira vermelha deve passar a vigorar.

    Atualmente, a região adota a bandeira laranja de restrição menor.

    Colapso

    Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (28), o médico intensivista Juliano Gasparetto disse que o sistema de atendimento hospitalar no Paraná está em colapso.

    O médico, que é professor da Escola de Medicina da PUC-PR e diretor geral do Hospital Universitário Cajuru, contou que tanto a rede pública, quanto a rede privada, vivem o pior momento da pandemia, com contingência total de recursos.

    “Aquelas imagens do começo da pandemia de pacientes amontoados nos corredores são a realidade da rede privada e pública. Para cada três, quatro altas, há outras 10 pessoas para internar. A gente tem uma demanda infinita por leitos, ter plano de saúde não garante leitos hoje”, contou.

    Tópicos