Para aplicar reforço em maiores de 18 anos, Rio precisa de novas doses
Secretário Municipal de Saúde disse que não há confirmação sobre novas entregas para atender demanda
A cidade do Rio de Janeiro precisa de mais doses da vacina contra a Covid-19 para poder disponibilizar a dose de reforço para os maiores de 18 anos. A afirmação é de Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) a ampliação da faixa etária para receber a terceira dose. Agora, todos os maiores de 18 anos que já receberam a segunda dose há pelo menos cinco meses, podem tomar o reforço.
“Fomos pegos de surpresa, a gente planejava sim aplicar reforço nesse grupo, mas até o momento não temos essas doses. Vamos aguardar a recomendação do PNI. Na coletiva, o ministro não falou sobre novas entregas”, afirmou o secretário de saúde do Rio, Daniel Soranz.
Nesta terça-feira (16), a cidade atingiu a faixa etária de 60 anos para a aplicação da terceira dose. Segundo a recomendação anterior do Ministério, o reforço deveria ser destinado aos idosos, profissionais de saúde e pessoas com lato grau de imunossupressão.
Daniel Soranz também informou que, com as doses disponíveis, um novo calendário para o reforço será montado pela pasta. A cidade já contabiliza quase 1 milhão (971 mil) de doses de reforço aplicadas. Atualmente, 75% da população total do município está com o calendário vacinal completo com as duas doses.
A CNN apurou que a vacina que será usada na dose de reforço de todos os maiores de 18 anos será a vacina da AstraZeneca, Pfizer ou até mesmo Janssen.
*Supervisão Thayana Araujo