Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pacientes de SC serão transferidos em voos individuais ao ES

    A Direção Técnica e Administrativa do Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, divulgou uma nota nesta terça com um alerta de colapso

    O envio dos pacientes, antes anunciado para esta terça-feira (2), começará na manhã da quarta (3)
    O envio dos pacientes, antes anunciado para esta terça-feira (2), começará na manhã da quarta (3) Foto: Edmar Barros/Futura Press/Estadão Conteúdo

    André Catto, da CNN

    Os 16 pacientes com Covid-19 previstos para serem transferidos de Santa Catarina para o Espírito Santo serão transportados individualmente, em dois voos por dia. O envio dos pacientes, antes anunciado para esta terça-feira (2), começará na manhã da quarta (3).

    A previsão é que cada viagem dure três horas e meia. Estão sendo priorizados pacientes da região Oeste de Santa Catarina, especialmente os internados no Hospital Regional do Oeste, de Chapecó, no Hospital São Paulo de Xanxerê e no Hospital Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste.

    A região é a mais afetada pelo novo coronavírus no estado. Dos mais de 200 pacientes que esperam por uma vaga em UTI, cerca de 130 estão no oeste catarinense.

    Os pacientes serão internados no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município de Serra, no Espírito Santo. De acordo com o governo capixaba, a unidade já recebeu 30 pacientes de Rondônia e 36 do Amazonas, em meio ao colapso do sistema de saúde dos estados.

    A Direção Técnica e Administrativa do Hospital Regional São Paulo (HRSP), em Xanxerê, divulgou uma nota nesta terça com um alerta de colapso. Segundo a unidade, a operação ocorre em lotação máxima em todos os ambientes, tanto na UTI Geral quanto na Neonatal e na Ala Covid.

    A situação na sala de Emergência é ainda mais preocupante. Dos 35 pacientes no local, 20 estão entubados, aguardando transferência para leitos de UTI para Covid-19.

    “Os profissionais estão esgotados, existe falta de insumos, tecnologias, materiais e equipamentos. Em tempos normais, uma equipe (composta por médico, enfermeira, fisioterapeuta e técnicos de enfermagem) atende cerca de 10 pacientes, hoje, nesse momento “de guerra” não conseguimos contar quantos pacientes cada equipe está atendendo por turno de trabalho”, publicou o hospital.

    Um mês atrás, antes do agravamento da situação, Santa Catarina havia recebido 11 pacientes transferidos de Manaus para tratamento de Covid-19, quando o Amazonas enfrentou colapso no sistema de saúde com falta de leitos e oxigênio.

    A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em Santa Catarina está em 98,77%. Em cinco regiões, incluindo a Oeste e a Grande Florianópolis, o nível já atingiu 100%. As outras duas regiões estão entre 93% e 99% de ocupação. O estado tem 681.391 casos confirmados e 7.524 mortos pela doença, segundo boletim divulgado nesta terça.

    O govenador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), anunciou em um vídeo publicado em sua página no Twitter que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, estará na região oeste do estado na próxima sexta-feira (5).