Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    OMS ressalta necessidade de isolamento amplo para conter o novo coronavírus

    Diretor-executivo também pediu que governos adotem políticas consistentes de contenção: "Não podemos ficar mudando as recomendações todos os dias"

    Da CNN, em São Paulo

    A OMS (Organização Mundial da Saúde) reforçou nesta quarta-feira (1º) a recomendação de isolamento amplo em todos os países para conter o avanço do novo coronavírus.

    Na entrevista coletiva diária para acompanhar a evolução da doença, o diretor-executivo do órgão, Michael Ryan, respondeu um questionamento de um jornalista brasileiro, dizendo que se aplicam ao país as recomendações sugeridas a todas as outras nações: testes amplos, isolamento, quarentenas quando necessário, o fortalecimento do sistema de saúde para lidar com a crise e a necessidade de educar a população para que ninguém seja deixado para trás.

    Na noite desta terça-feira (31), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou uma fala do diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, para justificar a volta ao trabalho.

    Ghebreyesus havia reconhecido o desafio que a nova doença representa para países em desenvolvimento, em que há muitos trabalhadores informais. No entanto, ele destacou que os governos devem agir e implementar medidas para garantir o bem-estar e a segurança dessa parte da população.

    Ryan também ressaltou a importância de adotar políticas consistentes. “Não podemos ficar mudando as recomendações todos os dias. Os trabalhadores da linha de frente [do combate ao vírus] e a população precisam de certezas. Precisamos ser consistentes e claros em nossa mensagens”.

    O diretor-executivo da OMS disse que é natural que as medidas sofram alterações após a verificação de sua eficácia, mas que os governos devem tentar dar “orientações estáveis para períodos de duas ou três semanas”.

    Tópicos