Ômicron: máscara é imprescindível para evitar a transmissão, diz especialista
Infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, afirmou à CNN que considera inadequado desobrigar o uso de máscaras especialmente no contexto da nova variante Ômicron
Com o avanço da vacinação no Brasil, governos estaduais e municipais estudam desobrigar o uso de máscara em ambientes abertos.
Na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes manteve o uso de máscaras em ambientes fechados e nos transportes públicos. O decreto municipal publicado em Diário Oficial no dia 27 de outubro liberou o uso do equipamento de proteção em ambientes abertos.
Já o governo de São Paulo anunciou, na quarta-feira (24), que o uso de máscaras não será mais obrigatório a partir do dia 11 de dezembro no estado.
Em entrevista à CNN, o infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo, afirmou que não considera uma estratégia adequada desobrigar o uso de máscaras especialmente no contexto da nova variante Ômicron.
“A vacina protege você de formas graves, a máscara é um acessório imprescindível para minimizar o impacto da transmissão do vírus. A descrição inicial dessa variante diz o seguinte: ela tem transmissibilidade muito maior do que as anteriores, a mortalidade não. […] Flexibilizar, tirar a máscara, ainda que seja em ambientes abertos, não é um bom negócio, não é uma boa estratégia”, disse Suleiman.
O surgimento de uma nova linhagem do coronavírus, classificada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), disparou o alerta para a vigilância genômica do vírus pelos países. A variante conta com mais de 30 mutações na proteína Spike, utilizada pelo vírus para invadir as células humanas, o que pode conferir ao vírus vantagens como uma potencial maior transmissiblidade.
Com a aproximação das festas de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo, epidemiologistas alertam para os riscos do aumento do número de casos no país.
Na sexta-feira (26), os pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertaram para a importância de manutenção dos cuidados durante as comemorações. Os pesquisadores recomendam cautela e o monitoramento de quaisquer possíveis sinais de piora do cenário epidemiológico no país.
O infectologista do Hospital Emílio Ribas reforçou que a vacina tem como objetivo principal evitar o desenvolvimento de casos graves, de internações e de óbitos pela Covid-19. Segundo ele, o impacto da vacina tem sido visto na redução das taxas de hospitalização no país.
“Esta não é a hora de baixar a guarda. Festa de fim de ano é ótimo que você faça com aquelas pessoas que você está familiarizado, dentro da sua casa. O risco é infinitamente menor, não vá para a rua, comemore dentro de casa, faz isso de maneira familiar”, disse.
- 1 de 16
Posto de vacinação no Museu da República, no Catete, no Rio de Janeiro. Veja a vacinação contra a Covid-19 no Brasil e no mundo • Pedro Duran/CNN
- 2 de 16
Enfermeira mostra vacina contra a Covid-19 para mulher no Rio de Janeiro • Mario Tama/Getty Images
- 3 de 16
Enfermeira do SUS aplica vacina contra Covid-19 em homem em sua casa na Rocinha, no Rio, em uma das rondas frequentes que profissionais de saúde fazem na comunidade para imunizar pessoas que não querem ir ao posto • Mario Tama/Getty Images
-
- 4 de 16
Vacinação contra a Covid-19 em São Paulo • Reuters/Carla Carniel
- 5 de 16
Enfermeira na campanha de vacinação contra a Covid-19 na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro • Fernando Souza/picture alliance via Getty Images
- 6 de 16
Boris Johnson visita centro de vacinação contra a Covid-19 em Londres • Alberto Pezzali - WPA Pool/Getty Images
-
- 7 de 16
Japonesa faz triagem para ser vacinada contra Covid-19 • Stanislav Kogiku - 2.ago.2021/Pool Photo via AP
- 8 de 16
China vacina estudantes universitários contra a Covid-19 • Costfoto/Barcroft Media via Getty Images
- 9 de 16
Alguns países já fazem a vacinação de adolescentes contra a Covid-19 • Getty Images (FG Trade)
-
- 10 de 16
Enfermeira aplica vacina em Dhaka, Bangladesh, que pretende imunizar 10 milhões em uma semana • Maruf Rahman / Eyepix Group/Barcroft Media via Getty Images
- 11 de 16
Cidade de Aue-Bad Schlema, na Alemanha, distribui cachorros-quentes gratuitamente para quem apresentar o cartão de vacinação • Hendrik Schmidt/picture alliance via Getty Images
- 12 de 16
Vacinação contra Covid-19 em Nova Délhi, na Índia • Adnan Abidi/Reuters
-
- 13 de 16
Homem de 45 anos é vacinado em posto drive-in na cidade de Bhubaneswar, na Índia • STR/NurPhoto via Getty Images
- 14 de 16
Vacinação contra a Covid-19 em prisão em Harare, Zimbabwe • Tafadzwa Ufumeli/Getty Images
- 15 de 16
Vacinação contra a Covid-19 em Dakar, no Senegal • Fatma Esma Arslan/Anadolu Agency via Getty Images
-
- 16 de 16
Vacinação contra a Covid-19 em Bangcoc, Tailândia • Reuters/Athit Perawongmetha