Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que é artrose e por que Lula terá que fazer cirurgia no quadril

    Em live semanal, presidente reclamou de dores: “Eu quero fazer a cirurgia, porque eu não quero ficar com dor. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro”

    19.07.2023 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista coletiva à imprensa.Bruxelas - Bélgica.Foto: Ricardo Stuckert/PR
    19.07.2023 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista coletiva à imprensa.Bruxelas - Bélgica.Foto: Ricardo Stuckert/PR Flickr/Lula

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez no último domingo (23) um procedimento de infiltração no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar dores no quadril. O presidente possui artrose na região e voltou ao hospital para tratamento nesta quarta-feira (26).

    Em live semanal na terça-feira (25), Lula disse que irá passar por cirurgia. De acordo com a assessoria do presidente, o procedimento ainda não foi agendado.

    Eu quero fazer a cirurgia, porque eu não quero ficar com dor. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro”, disse o presidente na live.

    A artrose é o desgaste da cartilagem que reveste nossas articulações. Ou seja, no local onde dois ossos se encontram, existe um tecido de cartilagem que age como amortecedor, facilitando a movimentação das articulações e liberando a amplitude dos movimentos.

    O desgaste das cartilagens ao longo da vida é um processo natural. Por isso, a artrose é mais comum em idosos. Quando ocorre no quadril, o processo leva a um desgaste especificamente da articulação na qual a cabeça do fêmur (osso da coxa) se liga ao acetábulo (parte do osso da pelve).

    Segundo o médico Leandro Ejnisman, ortopedista especializado em quadril do Hospital Albert Einstein, a cartilagem pode afinar até o ponto no qual os ossos ficam expostos. “Começa a acontecer um contato de osso com osso dentro da articulação, o que gera um quadro de dor e de limitação da amplitude de movimento”, disse.

    No domingo, o presidente passou por um procedimento de infiltração no quadril para aliviar a dor. Conforme Ejnisman explicou, a infiltração consiste em injetar medicamentos diretamente em tendões, músculos ou articulações.

    Em infiltrações, é comum utilizar como medicamento o ácido hialurônico, um componente importante do líquido sinovial, que lubrifica as articulações.

    “A intenção quando a gente coloca o líquido dentro da articulação é fazer uma reposição artificial desse ácido hialurônico. Isso vai lubrificar a articulação, vai diminuir a inflamação e pode chegar até a melhorar o amortecimento da articulação”, explicou o ortopedista. “Não resolve por completo, mas pode amenizar as dores do paciente por um período de tempo.”

    A cirurgia pela qual o presidente deve passar consiste em colocar uma prótese no quadril.

    “É uma cirurgia na qual a gente substitui a cabeça do fêmur por uma cabeça protética e é feito um revestimento na região da bacia conhecida por acetábulo, que é onde ocorre o encaixe da cabeça do fêmur na bacia, com uma taça ou uma cúpula acetabular”, explicou Ejnisman.

    A cirurgia costuma aliviar por completo a dor dos pacientes, possibilitando um retorno às atividades normais do dia-a-dia.

    Segundo o ortopedista, o procedimento não é tão simples e tem suas complexidades.

    “Necessita ser feito por um especialista em cirurgias de quadril, tem uma série de detalhes técnicos que são importantes”, falou. “Mas, apesar de complexo, ele tem um baixo índice de complicações e um resultado muito bom no alívio da dor.”