Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    No Rio, menos de 5% das crianças vacinadas contra Covid têm comorbidades ou deficiência

    Nos dois primeiros dias de campanha, quase 31 mil crianças foram imunizadas na capital fluminense

    Isabelle Salemeda CNN Rio de Janeiro

    Em dois dias de campanha de vacinação infantil, a capital do Rio de Janeiro imunizou 30.884 crianças. Delas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 4,94% têm comorbidades ou deficiência.

    “Este grupo sempre vem ao longo da campanha, por causa da dificuldade de locomoção, e também sempre pede conselhos ao profissional que acompanha”, explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

    O calendário inicial, que atingiria até a próxima sexta-feira (21) crianças de 10 anos, precisou ter o avanço interrompido por falta de doses. É que, segundo o secretário, para imunizar quem está nessa na faixa etária, são necessárias 60 mil doses, quantitativo não disponível em estoque.

    “Fica muito difícil porque as vacinas chegam a conta gotas, e nós temos capacidade para vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos em uma semana. Nós ainda dividimos o calendário por idade e gênero, mas dependemos de mais doses para poder avançar nas idades”, explicou Soranz.

    Com isso, essa semana serão vacinadas apenas crianças de 11 anos e o grupo prioritário. A expectativa de Soranz é voltar a avançar com a imunização na próxima segunda-feira (24), com a chegada de mais remessas. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, anunciou na segunda-feira (17) a antecipação do 3º lote da entrega de vacinas pediátricas contra a Covid-19 aos estados para o início da semana que vem.

    Na capital fluminense, a campanha infantil começou na última segunda-feira (17) com apenas 6% das vacinas necessárias para imunizar as 560 mil crianças entre cinco e 11 anos da cidade.

    Segundo o Ministério da Saúde, durante o primeiro trimestre de 2022 devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas. No entanto, ao longo do ano, mais 100 mil doses infantis da Pfizer devem ser disponibilizadas.